saneamento basico
ANA Aplicativo Água

Agência disponibiliza atualização de aplicativo sobre situação do abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os municípios brasileiros

ANA Aplicativo Água

Primeiramente a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou uma versão atualizada do aplicativo Águas e Esgotos, que dá acesso aos dados dos Atlas Águas – Segurança Hídrica do Abastecimento Urbano e Atlas Esgotos.

A ferramenta, disponível para dispositivos móveis – Android e iOS – e navegadores, foi desenvolvida para facilitar o acesso a informações essenciais sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário dos 5.570 municípios brasileiros de modo a fortalecer os processos de planejamento e gestão de recursos hídricos e de saneamento básico.

Portanto a partir da nova versão do Águas e Esgotos, o público terá novas ferramentas de consulta e acessibilidade aos dados publicados, especialmente para o aplicativo para dispositivos móveis. A versão para navegador foi aprimorada com recursos de responsividade.

LEIA TAMBÉM: Enchentes no RS: entenda a operação das bombas da Sabesp para a drenagem da água

Segundo a aplicação também apresenta um novo módulo geográfico, que permite consultas espaciais detalhadas, como a localização de pontos de captação e reservatórios, a relação entre captações e municípios, além da situação de esgotamento sanitário por estado e por município.

ANA Aplicativo Água

Em conclusão lançado pela ANA em 2021, o Atlas Águas – Segurança Hídrica do Abastecimento Urbano, apresentou um novo índice de segurança hídrica para todos os municípios do Brasil, levando em consideração tanto o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) quanto as crises hídricas que ocorreram em diferentes regiões do País. Mas esse estudo apresentou uma avaliação de todos os mananciais e sistemas de abastecimento urbano de água e indicou soluções para as demandas atuais e futuras para todas as 5.570 sedes urbanas brasileiras.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial do Meio Ambiente: evento na USP debate crise climática e sustentabilidade

Portanto já o Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas, lançado pela ANA em 2017, em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, trouxe um diagnóstico e perspectivas para o esgotamento sanitário no País, assim como o impacto do setor na qualidade das águas brasileiras. Com lançamento de um encarte em 2019, houve uma atualização da base de dados das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) do País.

Fonte: ANA.

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »