saneamento basico
ANA Monitoramento Rio Guaíba

ANA e Serviço Geológico do Brasil fazem readequações em estação de monitoramento do rio Guaíba em Porto Alegre (RS)

ANA Monitoramento Rio Guaíba

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizaram uma série de ações para manter e aperfeiçoar o monitoramento do rio Guaíba em Porto Alegre (RS), conforme Nota Institucional Conjunta sobre o tema.

Para garantir a confiabilidade e a continuidade do monitoramento, o Estado instalou a estação Usina do Gasômetro (código 87450020) durante a enchente histórica de maio de 2024, em Porto Alegre.

Uma das iniciativas da ANA e do SGB foi adequar a série histórica nessa estação desde 3 de maio de 2024, subtraindo 1,18m nos níveis verificados nesse ponto na região do Gasômetro, considerando o Marco 1788A IBGE com o nível médio do mar, que é o mesmo referencial utilizado pelas instituições nas demais estações da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) no delta do Jacuí, rio Guaíba e laguna dos Patos. Tal série já está disponível no sistema Hidrotelemetria em www.snirh.gov.br/hidrotelemetria, assim como no sistema SACE Guaíba em www.sgb.gov.br/sace.

Em relação ao Marco do IBGE 1788A, o nível zero da régua que operou emergencialmente é equivalente a -1,18m, ou seja, todas as leituras realizadas nesta régua precisam ter o valor de 1,18m subtraído para se saber o valor correspondente em relação ao nível médio do mar.

Com isso, o valor de 5,35m – maior cheia já registrada em Porto Alegre pela régua emergencial em 5 de maio de 2024 na Usina do Gasômetro – corresponde a 4,17m em relação ao nível médio do mar.

ANA Monitoramento Rio Guaíba

Para preservar a memória da sociedade em relação à série histórica dos níveis que foram medidos em tempo real – sobretudo quanto aos níveis históricos máximos verificados no Gasômetro – as cotas de 3 de maio de 2024 a 29 de agosto de 2025 serão mantidas no Hidrotelemetria como estação Usina do Gasômetro CHEIA 2024 (código 87444000). Assim, as duas instituições visam a preservar os registros históricos desse período e a memória da população acerca desse tema.

Além disso, ANA e SGB instalaram réguas didáticas graduadas no Gasômetro da capital gaúcha para facilitar o monitoramento hidrológico do rio Guaíba por parte da população de Porto Alegre.

Diante da enchente histórica que atingiu o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024, foi necessária a adoção da estação Usina do Gasômetro para o monitoramento do rio Guaíba em Porto Alegre, que vinha tradicionalmente sendo acompanhado pela estação fluviométrica Cais Mauá C6 (código 87450004). A enchente histórica danificou o equipamento operado pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/RS), interrompendo seu funcionamento em 2 de maio de 2024.

Fonte: GOV.

Últimas Notícias: