saneamento basico

Balanço 2023: Saae de Indaiatuba/SP anuncia ampliação significativa na infraestrutura hídrica

Balanço 2023 Saae Indaiatuba

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), encerra o ano de 2023 com o anúncio de uma série de investimentos estratégicos que prometem fortalecer o abastecimento de água no município e enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

2023 é um ano marcado por planejamento e novos desafios, onde o Saae se preparou para colocar em prática projetos essenciais.

Entre as principais iniciativas, destaca-se a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA VI) no Bairro Tombadouro, que irá ampliar a capacidade de tratamento e aprimorar a eficiência operacional do Saae.  A ordem de serviço para a obra será dada ainda este ano.

Além disso, a iniciativa inclui, a construção, já no início de 2024, de quatro novos reservatórios regionais, que somam mais 12 milhões de litros de água que reforçarão a distribuição estratégica de água pelo município.

Outro ponto importante nos investimentos é a substituição de um reservatório nos Altos da Bela Vista. Modernizar e garantir a segurança hídrica da localidade.

Balanço 2023 Saae

Em conclusão o Saae inscreveu cinco projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), focados no abastecimento de água e esgotamento sanitário. E a autarquia conquistou o valor de R$ 3,9 milhões a fundo perdido do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), além da contrapartida do Saae de R$ 2,4 milhões para combate as perdas de água na rede de distribuição.

Então para combater as perdas de água nos sistemas de abastecimento, a Saae investe em tecnologia, essa redução é possível em razão da implantação do Centro de Controle de Operações (CCO), um sistema integrado de monitoramento, com telemetria de nível e vazão (24 h on-line) e controle, simulação e tomada de decisão dos processos de abastecimento de água; instalação de pontos de macromedição (vazão e pressão) com transmissão de dados por telemetria via radiofrequência ao CCO, além de pontos nas saídas das ETA’s e nas entradas dos Distritos de Medição Controlada (DMC); divisão da rede de distribuição em setores, instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP’s); substituição de redes antigas; pesquisa de vazamentos não visíveis e substituição dos hidrômetros com mais de cinco anos de uso.

Mas as perdas são decorrentes de vazamentos em redes e ramais e ocorrem em virtude do envelhecimento e fadiga dos materiais, são serviços necessários e já foram executados em boa parte da região central.

Logo

Desafios Climáticos

O aumento das temperaturas e temporais com ventos fortes, foram os desafios que muitas cidades do Estado de São Paulo enfrentaram em 2023, inclusive Indaiatuba.  Com as altas temperaturas, o consumo de água aumentou muito além da média e representou um desafio para o Saae. Temporais causaram rompimentos de adutoras e quedas frequentes de energia, impactando o abastecimento. Apesar desses desafios, o órgão destacou a eficiência do sistema de abastecimento e a importância do uso consciente da água.

Em resposta a essas novas demandas o Saae está buscando soluções e se adequando.

Qualidade da Água e ISO 17025

O Laboratório de Águas do Saae apresentou conformidade total nos requisitos da norma ISO 17025, e garantiu a manutenção do selo da acreditação. A norma ISO/IEC 17025 é um padrão reconhecido internacionalmente para laboratórios de ensaios e calibrações, garantindo que essas organizações operem com qualidade, precisão e confiabilidade consistentes. Esta certificação valida a capacidade do laboratório em fornecer resultados precisos e confiáveis para os usuários, reforçando seu compromisso com os mais altos padrões de qualidade e competência técnica.

Atendimento ao usuário

O Saae também divulgou números expressivos de atendimentos realizados em diversos setores. Somando 150 mil atendimentos, evidenciando o compromisso da autarquia em atender a população de Indaiatuba.

Foram realizados 42.034 atendimentos presenciais, no Escritório Central do Saae, enquanto o CAT- 0800, disponibilizado pelo SAAE, atendeu 69.760 ligações. O WhatsApp também mostrou uma ferramenta útil, gerando 16.160 atendimentos.

Os atendentes abriram 29.409 Ordens de Serviço (OS), tendo como serviços mais solicitados desobstrução de esgotos, 1806, troca de registro, 41 e 7.804 consertos de vazamentos.

No âmbito da comunicação, o Saae respondeu a 7.900 e-mails recebidos pelo “Fale Conosco” da autarquia. Além disso, através do sistema da prefeitura (SISCOM), foram atendidos 2.030 contatos diretos com os munícipes, incluindo acompanhamento de demandas via WhatsApp. Nas redes sociais, o alcance foi impressionante, atingindo 492.057 usuários, com 1.616 de engajamento, 3.821 compartilhamentos, 26.674 visitas, 29.574 interações e 23.477 curtidas.

Inovação

Pois uma novidade para os usuários do Saae é a introdução do PIX como uma opção de pagamento para contas de água, esgotos, taxas e serviços. O departamento de informática está desenvolvendo novas tecnologias no site da autarquia, incluindo um chatbot com inteligência artificial para facilitar a vida do usuário.

Tarifa Social

Contudo o Programa Tarifa Social é voltado para pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica. Implantado em 2019 ele beneficia 623 famílias que possuem de 25% a 50% de desconto na tarifa de água e esgoto. A autarquia também isenta 233 famílias do pagamento da tarifa, por motivo de doenças graves que se enquadram na Lei nº 4754/2005. Para mais informações acesse o link: https://saae.sp.gov.br/tarifa-social-e-isencao/

Parque do Mirim

No que concerne ao Parque do Mirim, de janeiro a outubro, aproximadamente 125.344 veículos adentraram suas instalações, totalizando 627.072 visitantes. O parque recebeu a visita de 15 escolas, incluindo APAE, CRAS, e lar de idosos, além de sediar 6 eventos, como triatlos, corridas e caminhadas.

Museu da Água

O Museu da Água foi um ponto de destaque, com 225 agendamentos de escolas/colégios, 39 eventos realizados. Envolvendo 8.175 participantes, e um total de 16.705/turistas, incluindo adultos e crianças. Além disso, o museu registrou a visita de 84 animais de estimação.

Perspectivas para 2024

Contudo encerrando o ano com resultados positivos, o Saae olha para o futuro com projetos ambiciosos, incluindo a construção da Barragem do Ribeirão Piraí em 2024, através do Consórcio Piraí, que teve sua OS assinada pelos prefeitos das quatro cidades. Obra de extrema importância principalmente para Indaiatuba, Salto e Itu, além das obras já anunciadas que iniciarão em breve, como a construção da nova ETA no Bairro Tombadouro e novos reservatórios de água tratadas.

 Portanto o Saae destaca-se como uma das autarquias municipais mais bem avaliadas no programa “Acertar”, do Ministério das Cidades, reforçando sua dedicação à excelência operacional e à satisfação do usuário.

Em suma o Superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, reconhece a importância estratégica das obras na gestão sustentável dos recursos hídricos, enfrentando desafios climáticos, como o aumento das temperaturas e temporais, que impactaram a região em 2023. Ao abordar os números expressivos de atendimentos realizados em diversos setores, o Eng. Pedro Claudio Salla reitera o compromisso da autarquia em atender às demandas da população de Indaiatuba.

“Agradeço todos os funcionários do Saae, pelo empenho, comprometimento e responsabilidade. Se o Saae tem o reconhecimento como uma das autarquias municipais mais bem avaliadas, é porque evidencia o compromisso contínuo com a excelência operacional e a satisfação do usuário, obrigada equipe Saae, obrigado população”, agradece o Superintendente do Saae.

Fonte: SP.

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »