saneamento basico
Cesama Análise Água MG

Cesama realiza mais de 700 análises de água em Juiz de Fora/MG

Cesama Análise Água MG

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realizou 702 análises de água em Juiz de Fora durante o mês de abril.

Os dados são da Assessoria de Controle da Qualidade (ACQ), responsável pelo acompanhamento dos padrões de segurança do abastecimento.

Do total de análises, 345 ocorreram nas redes de distribuição. Outras 101 foram feitas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e 12 nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A ACQ também examinou 33 amostras coletadas em mananciais da cidade.

LEIA TAMBÉM: Plataforma Águas Brasil: ANA conecta regulação hídrica à inteligência territorial

Em parceria com o Departamento de Produção de Água (Depa), a ACQ analisou 211 poços artesianos nos distritos de Juiz de Fora.

Cesama Análise Água MG

As equipes verificaram parâmetros microbiológicos e físico-químicos. Também realizaram exames de fitoplâncton e testaram a presença de metais pesados por absorção atômica.

LEIA TAMBÉM: Cidade do Porto reduziu perdas de água para 12,27% na última década

O monitoramento constante garante que a água distribuída atenda aos padrões de qualidade exigidos por lei.

Fonte: JF.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »