saneamento basico
inpi-saneamento-basico

INPI divulga estudo sobre patentes na área de saneamento básico

Imagem Ilustrativa

O INPI publica mais uma edição da série Radar Tecnológico, desta vez com o tema “Saneamento básico: panorama dos pedidos de patente de abastecimento de água e tratamento de esgoto”, elaborado por pesquisadores da Diretoria de Patentes e da Academia.

O objetivo principal do estudo é apresentar o cenário do patenteamento no INPI de tecnologias relativas à infraestrutura do abastecimento de água, do esgotamento sanitário e do tratamento de água e esgoto.

O trabalho destaca as principais tecnologias e sua origem, os principais depositantes e a situação legal destes pedidos de patente.

O estudo também procura identificar os estados brasileiros dos depositantes residentes no País relativos às tecnologias de saneamento, a fim de identificar possíveis clusters de inovação.

Em suas conclusões, o estudo indica que os pedidos de patente relacionados à infraestrutura do abastecimento de água e do esgotamento sanitário foram depositados, na maior parte, por pessoas físicas, que residem principalmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.


LEIA TAMBÉM: Arsesp aprova universalização de abastecimento de água e esgoto em SP

Tecnologias

Cabe destacar ainda que as empresas não residentes e as universidades nacionais são as principais depositantes dos pedidos de patente que descrevem tecnologias de tratamento de água e esgoto. Além disso, grande parte dos pedidos são relacionados aos sistemas de purificação e às estruturas de sistemas de esgoto.

Para acessar o estudo, clique aqui.

Fonte: GOV.

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »