saneamento basico
Saneamento Básico Rio Piracicaba

Poluição das águas do rio Piracicaba/SP

Poluição Rio Piracicaba

Visitantes frequentes da Rua do Porto têm observado que há dias uma água barrenta está chegando ao leito do rio Piracicaba pelo canal da Boyes. O volume gigante contrasta claramente com a água da calha principal, como se ali se desse o confronto de dois rios distintos, que se fundem, predominando o barrento ao longo.

Uma água barrenta está chegando ao leito do rio Piracicaba pelo canal da antiga Boyes, volume gigante que contrasta claramente com a água da calha principal do rio.

Consulta a técnicos do setor indicam que estações de tratamento de esgoto da cidade estejam paralisadas, especialmente a estação de tratamento instalada em frente ao Terminal Central de Integração (TCI), cuja água foi desviada para o Ribeirão Itapeva. Por isso chega pelo canal da Boyes ao rio Piracicaba.

Outra estação de tratamento fica no bairro Água Branca, próximo ao condomínio Laranjal Paulista, na avenida Laranjal Paulista. Sua água foi desviada para o Ribeirão Água Branca, próximo da rodovia Cornélio Pires, e desagua no Ribeirão Piracicamirim, até chegar à Estação de Tratamento próxima ao bairro Jardim Brasília.

LEIA TAMBÉM: Lula atende Congresso e revoga decretos sobre saneamento

Poluição Rio Piracicaba

Próximo ao Centro Comunitário do bairro Nova Iguaçu, na altura do Sindicato dos Metalúrgicos, um novo problema. O lodo pela rua denuncia esgoto extravasando em proporções gritantes. Observadores indicam situação crítica no local.

Ainda segundo os observadores técnicos, a situação não se restringe a uma ou outra estação de tratamento, mas é generalizado por toda a cidade, com estresse maior em alguns pontos, com paralisação total em pelo menos duas estações identificadas até o momento.

Com isso, todo esgoto do centro da cidade, segundo os técnicos, chegam in natura para poluir o rio, dando ao cartão de visita um ar no mínimo diferente, o que pode ser confirmado pelo observador da Ponte Pênsil. O quadro geral do município oferece uma visão que remete a Piracicaba anterior ao grande programa que considerava o município entre os poucos do país com 100% de esgoto coletado e tratado.

A Mirante, empresa responsável pelo tratamento esgoto em Piracicaba, foi questionada há quantos dias os problemas existem, os motivos e o volume de esgoto eliminado diariamente no leito do rio Piracicaba. Bem como o que a Mirante está fazendo para sanar esse grave problema ambiental. Na contramão dos fatos, a empresa disse apenas que “não houve nenhuma parada pontual e todas as unidades operacionais estão funcionando normalmente”.

Fonte: Gazeta de Piracicaba.

Últimas Notícias: