São Sebastião Cobertura de Água e Esgoto
Na segunda-feira (26), o prefeito se reuniu com a Sabesp para tratar da prestação de contas da empresa em relação às obras de saneamento.
Obras para aumentar o índice de cobertura de água e esgoto
Segundo a concessionária, a estimativa é de que o índice de cobertura de água da cidade passe de 84% para 95%.
Já o índice de cobertura de esgoto (ICE), vai ir de 73% para 84% depois da conclusão da implantação do SES Maresias e da ETE.
Em abril, a prefeitura e a Sabesp anunciaram o início, da obra de implantação do sistema de abastecimento de água.
LEIA TAMBÉM: Sistema de Tratamento de Águas de Abastecimento
A previsão da conclusão é para dezembro de 2023 e que beneficiará cerca de 6 mil moradores.
Chegando a cerca de 30 mil pessoas no período da temporada e com veranistas e turista.
O investimento previsto é de aproximadamente R$ 29 milhões.
“Vamos entregar os conjuntos habitacionais que estão sendo construídos na região mais afetada pela catástrofe do dia 19 de fevereiro já com água tratada e esgoto coletado e tratado. Essa é a nossa missão”, destacou o prefeito.
Ações de Melhoria
Em Maresias, a obra de construção da ETE, tem investimento de R$ 29 milhões e capacidade para tratar 127 litros de esgoto por segundo.
A composição do SES é de 27 km de redes coletoras, estações elevatórias de esgotos, 2 km de linhas de recalque e ligações domiciliares.
Além disso, a Sabesp apresentou o balanço das ações pontuais efetuadas no ano de 2022 e a programação do que executará, de modo a possibilitar o planejamento das obras de pavimentação e drenagem pela Prefeitura.
De acordo com os dados do relatório, foram executadas 442 ligações de água e 1.345 de esgoto.
Reservatórios
Outra novidade foi o anúncio da execução de obras no Sistema de Abastecimento de Água do município de São Sebastião – compreendendo: fornecimento e montagem de 2 (dois) reservatórios metálicos com capacidade para 2.000m³/un, base de concreto para os reservatórios, interligações a serem executados na área da ETA do bairro São Francisco e no Reservatório Pontal da Cruz existente, EEAT São Francisco e Rede Adutora de Água Tratada São Francisco e Pontal da Cruz.
Participaram da reunião o superintendente da Sabesp no Litoral Norte Paulista, Rui Cesar Bueno, o gerente de divisão da Sabesp, Pedro Rogério de Almeida Veiga, o gerente de operação da Sabesp em São Sebastião, Fernando Garcia Lopes, e a técnica de Gestão da Sabesp no Litoral Norte, Rachel Diniz.
Entre os representantes da prefeitura estavam o secretário de Meio Ambiente, Flávio Fernandes de Queiroz, o secretário de Obras, Luis Eduardo Bezerra de Araújo, o secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto de Souza, e o secretário de Urbanismo, Leandro Fernandes da Silva.
Fonte: SP.