UGPE Ipaam Perfuração Poços

UGPE obtém licenças ambientais do Ipaam para perfuração de poços no Prosai Parintins

UGPE Ipaam Perfuração Poços

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas obteve, as licenças ambientais para perfuração de seis poços. Esses vão servir para o abastecimento da população de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Município que vive hoje o problema de contaminação da água por metais pesados.

As licenças, expedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), são essenciais para o início das obras que começam a ser executadas na cidade, através do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, os poços a serem construídos pelo Prosai Parintins terão entre 180 e 200 metros de profundidade. O dobro dos atuais que abastecem a cidade, que têm entre 60 e 110 metros, o que vai garantir a potabilidade de água.

“Com o Prosai, o estado vai resolver de forma definitiva o problema da água contaminada por metais pesados que abastece as residências de Parintins e ameaça a saúde da população”, ressalta o secretário.

Portanto a UGPE também já obteve do Ipaam as licenças de instalação, autorizando o início das obras para implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e do Sistema de Esgotamento Sanitário, na área urbana do município. Após o fim das obras para operação das estruturas, a UGPE irá avançar para outorga dos poços e licenciamento de operação da estação de tratamento de esgoto, entregando, dessa forma, as estruturas devidamente regularizadas, para a cidade.

Conheça as Soluções para Perfuração de Poços da Engeper

UGPE Ipaam Perfuração Poços

Em suma o novo sistema de abastecimento abrange a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs). Além da recuperação e revitalização da rede de água do município. As ações do Prosai na melhoria do saneamento básico envolvem, ainda, a recuperação de sete poços. A construção de dez novos poços profundos, no total, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para atender até 25% da cidade, além de 34 quilômetros de rede de coleta, 2.423 ligações domiciliares e quatro estações elevatórias.

Fonte: PMS.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »