saneamento basico
ABREN FIEMG Produção Biogás

ABREN e FIEMG realizam evento para debater projeto em parceria com a União Europeia que reduzirá a emissão de metano

ABREN Emissão Metano

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) realizarão, em 28 de maio, um workshop para apresentar e discutir detalhes a respeito do projeto Diálogo UE-Brasil sobre a redução de metano no setor de resíduos agrícolas e urbanos.

O workshop será realizado no auditório da FIEMG e terá início às 9h00, com previsão de término às 12h40.

O evento é gratuito e voltado, em especial, a autoridades, instituições e empresas, além de pessoas que tenham interesse na sustentabilidade ambiental e na redução de emissões de gases de efeito estufa. O evento será realizado durante o encontro do G20 em Belo Horizonte e é considerado é uma peça fundamental nesse compromisso, destacando a importância do estado de Minas Gerais na produção de biogás e biometano.

O worskshop será uma plataforma relevante para a troca de conhecimentos e discussões sobre regulamentações e padrões técnicos essenciais para a produção sustentável de ambos os combustíveis. No workshop, estão previstas a participação de formuladores de políticas, representantes de grandes empresas empresas, investidores e fornecedores de tecnologia, tanto do Brasil quanto da União Europeia.

Estão confirmadas as participações de Yuri Schmitke, presidente da ABREN, Flávio Roscoe, Presidente da FIEMG, e Laurent Javaudin, Conselheiro para Clima, Energia, Ambiente e Saúde na Delegação da União Europeia no Brasil.

ABREN Emissão Metano

Em 2020, o Brasil foi identificado como o quinto maior emissor de metano do mundo, representando 5,5% das emissões globais e apresentando um aumento de 51% entre 1990 e 2019, atingindo 417 MtCO2e/ano. De acordo com os dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa – SEEG (2022), o setor de Agricultura lidera as emissões de metano no Brasil, com 14,54 MtCH4 em 2020 (71,8% do total), enquanto o setor de resíduos está em segundo lugar, com 3,17 MtCH4 (15,8% do total).

As emissões dos setores de energia e indústria foram mínimas e estão em tendência de queda. O potencial teórico do país para a produção anual de biogás é de 84,6 bilhões de m³. O que seria equivalente a 40% da demanda nacional de eletricidade ou 70% do consumo de diesel. No entanto, em 2021, o Brasil produziu apenas 2,3 bilhões de m³ de biogás, o que representa 3% do seu potencial teórico. Quanto ao biometano, o potencial teórico é de 121 milhões de m³/dia. Mas a produção atual é de apenas 360.000 m³/dia, ou 0,2% do potencial estimado.

LEIA TAMBÉM: Lixo urbano pode gerar energia para 27 milhões de residências no Brasil, afirma ABREN

COP 26

Durante a COP26, realizada em 2021, na Escócia, o Brasil assinou o “Global Methane Pledge”. Comprometendo-se a reduzir as emissões de metano em 30% até 2030, em comparação com os níveis de 2020. Os objetivos do projeto incluem a colaboração com o Brasil para compartilhar políticas públicas bem-sucedidas, conhecimento e conscientização sobre questões relacionadas, tais como:

  • a) A redução das emissões de metano dos setores agrícola e de resíduos, de acordo com os compromissos do Acordo de Paris;
  • b) A definição de uma estrutura regulatória clara para a produção de biogás e biometano, promovendo o compartilhamento de conhecimento e a conscientização;
  • c) Aumentar a conscientização pública sobre o papel do biogás e do biometano na transição energética e na neutralidade climática;
  • d) O uso do biogás e do biometano como alternativas aos combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização de setores-chave da economia brasileira.

LEIA TAMBÉM: Porto Alegre soma 180 mil toneladas de entulho pós-enchente

Serviço

  • Workshop Reduzindo emissões através da produção sustentável de biogás e biometano
  • Data: 28 de maio de 2024.
  • Horário: das 9h00 às 12h40.
  • Local: Auditório da FIEMG – Ed. Albano Franco, Av. do Contorno 4520, auditório 1º andar. Belo Horizonte – MG.
Últimas Notícias: