saneamento basico

Alúmen de Potássio: uma abordagem prático-pedagógica da corrosão no processo de reciclagem do alumínio

 

Resumo

O grande obstáculo para os alunos de química está no processo de aprendizagem que envolve o entender e compreender aquilo que não se pode ver. A química está em todos os processos do cotidiano do aluno e o grande objetivo do professor é fazer com que seu aluno observe e compreenda como este fascinante mundo funciona. Vincular momentos de intervenção prática ao processo de ensino teórico normalmente é uma alternativa que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento do aluno. Utilizando o processo de obtenção do alúmen de potássio a partir da reciclagem do alumínio, realizando como uma das etapas a corrosão, abordou-se com os alunos do grupo de pesquisa uma forma alternativa de entender o processo de corrosão aliado ao ensinamento teórico deste mesmo processo. Como metodologia, utilizou-se duas intervenções com o grupo pesquisado, uma intervenção teórica mostrando os tipos, formas e aplicações de corrosão e uma intervenção prática em laboratório, onde os alunos puderam aplicar a corrosão, resultou em um instrumento avaliativo que subsidiou os resultados com os dados coletados para análise. Utilizando a proposta da aprendizagem experiencial foi possível obter um avanço no rendimento dos alunos sobre o conteúdo teórico apresentado após o momento de intervenção prática. Como resultado este trabalho apresenta um crescimento positivo mostrando a necessidade de se aliar as intervenções práticas ao ensino regular teórico.

Autores: ROOSENILSON DIAS MUNIZ.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »