saneamento basico

Análise ambiental das áreas de fundo de vale no perímetro urbano de Dourados/MS

Resumo

Ferramentas de geoprocessamento são empregadas nos estudos ambientais e na tomada de decisão através da composição de um banco de dados Sistemas de Informações Geográficas – SIG. O estudo teve como objetivo realizar, por meio de geotecnologias, a identificação e delimitação dos fundos de vale com áreas de várzea remanescentes para conservação dentro da área urbana de Dourados – MS, com auxílio de software SIG Gratuito, utilizando imagens de satélite do local de interesse. Os resultados obtidos da análise temporal de uso e ocupação da área e dos mapas de Normalized Difference Water Index – NDWI, tiveram como finalidade servirem de balizadores para estudos de zoneamento urbano e planos diretores futuros, podendo ser utilizados para mapear e delimitar áreas ambientalmente sensíveis, além de funções como, manutenção da qualidade das áreas de estudo, conservação do solo, e entre outros aspectos de influência direta nas áreas.

Introdução

A preservação da mata ciliar ou vegetação riparia nas Áreas de Preservação Permanente – APP´s de fundo de vale são de suma importância para o equilíbrio natural do sistema ecológico. Esta vegetação é caracterizada por se desenvolver ao longo dos rios, mananciais e demais corpos d’água, e é atualmente um dos ecossistemas mais perturbados pela ação antrópica (Trabaquini et al, 2009).

A utilização racional de recursos hídricos, é um dos motivos que traz mais apreensão a sociedade humana, pelo fato de ser um bem finito. A partir da problemática, tem-se a evolução e desenvolvimento de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento como ferramentas para auxílio na gestão de bacias hidrográficas, atribuindo melhorias quanto ao planejamento e administração de projetos ambientais (Borges et al., 2009).

Dentre as ferramentas utilizadas neste trabalho, o NDWI (Índice de Diferença Normalizada da Água), permite ressaltar feições de água e minimizar o restante dos parâmetros e características locais, através de operações entre bandas espectrais, identificando os caminhos ativos pelo curso d’ água, pela aplicação do NDWI (Brenner; Guasselli, 2015).

Através de técnicas que podem ser utilizadas pelo geoprocessamento para a delimitação de áreas úmidas, temos o índice NDWI. Esta ferramenta traz resultados com valores variando entre -1 e 1, sendo que valores inferiores a zero, representam ausência de água, e os valores positivos são considerados como contendo a presença de água (Valente et al, 2017).

Espera-se que ocorra a preservação das áreas de fundo de vale, que são caracterizados principalmente pelas regiões que comtemplam os córregos Água Boa, Rego d’água, Paragem Jaguapirú e Laranja Doce, pois são áreas que sofrem por risco de inundações em suas margens em alguns trechos (Alves, 2001).

Portanto, este trabalho visa fornecer resultados por geotecnologias, a identificação e delimitação dos fundos de vale em áreas destinadas para conservação dentro da área urbana do município de Dourados/MS, através do auxílio de ferramentas como NDWI e mapa de uso e ocupação da área pelo plugin SCP.

Autores: Vinícius de Oliveira Ribeiro; Walter Assumpção Azambuja; Jonailce Oliveira Diodato; Maria Eduarda Baptista Dias e Yani Scatolin Mendes.

baixe-aqui

Últimas Notícias: