saneamento basico

Armazenamento e Controle de Água nos Sistemas de Distribuição

Um dos principais aspectos a cumprir com o fornecimento de água potável a uma população é o seu armazenamento e controle. Operar um sistema de distribuição, envolve o conhecimento de critérios operacionais básicos, que são implementados desde a variação de consumo ao longo do dia pelos consumidores, até o manuseio dos sistemas de válvulas e equipamentos de bombeamento, encontrados em cada um dos tanques de armazenamento. Outro ponto importante é o critério. Este se aplica para cada manobra ou decisão que deve ser feita.

O pessoal envolvido nestas áreas de trabalho tem o poder de “tomada de decisão”, que, entre outras coisas, permitirá que o sistema funcione de forma eficiente, sem comprometer o suprimento e cuidar das instalações. Para um observador casual, o objetivo deste tipo de infraestrutura serve apenas para armazenar água para um incêndio, ou simplesmente para armazenar água. Mas a operação, a manutenção e o objetivo destes vão além disso.

sistema-de-distribuicao

Por outro lado, é importante mencionar a diferença entre “armazenamento” e “controle”. Nem todos os tanques têm a capacidade de armazenar água para eventos extraordinários. O consumo é igual ou quase igual ao de saída para a rede. No entanto, há aqueles que têm a capacidade (volume adicional) de bombeamento de água por um certo tempo sem receber uma utilização da fonte de abastecimento, seja devido a uma falha na condução ou na planta que fornece (falhas elétricas). Isso nos permite armazenar um volume de água quando a demanda na população é menor do que o custo da chegada e a água armazenada é usada quando a demanda é maior. Isso faz parte do controle. Geralmente é feito em períodos de 24 horas.

Equilíbrio de oferta e demanda na rede

A demanda por água doméstica e industrial em uma cidade varia ao longo do dia, principalmente dependendo de:

  1. A área geográfica da cidade (devido ao clima que prevalece ao longo do ano).
  2. A época do ano.
  3. O uso de água durante o dia e a noite.
  4. O uso das indústrias e sua alta demanda durante as horas de pico.

sistema-de-distribuicao

Geralmente, o uso de água no nível doméstico varia. Na parte da manhã, o aumento é maior à medida que os usuários se preparam para o trabalho ou a escola, além de que começam a fazer tarefas domésticas. Em seguida, o uso diminui ao meio-dia. Perto da hora do jantar, a demanda aumenta porque quase todos estão em casa, os jardins são regados, carros lavados e outras atividades que exigem água.

sistema-de-distribuicaoVariação diária da demanda do sistema. Fonte: AWWA

Com base no gráfico anterior, podemos dizer que a demanda em horas de pico é de 175% da demanda diária média. O preenchimento dos tanques em certas circunstâncias deve ser feito durante as horas de demanda mínima, que é de meia-noite às 6:00 da manhã. Isto com o objetivo de não colocar em risco o suprimento para a rede. A modificação das pressões nos sistemas de bombeamento também é um elemento que manterá o tanque em boa operação. Com armazenamento adequado, a água pode ser bombeada a uma taxa mais uniforme, não tendo que seguir diretamente o uso dos consumidores.

Tipos de tanques de armazenamento. Conceitos básicos

Para determinar o tipo e a localização do tanque de armazenamento que deve ser construído, devemos levar em consideração a disponibilidade de materiais na área, as condições de topografia e geotecnia, a disponibilidade do terreno e as linhas de transmissão existentes e as redes de distribuição, tanto as existentes como os de projeto. É muito importante levar isso em consideração, porque dependerá da funcionalidade operacional do mesmo e do investimento que deve ser feito para sua construção.

Tanques de superfície

Estes são construídos ao nível do solo. É um dos mais comuns que são construídos desde que tenham topografia adequada. Do mesmo modo, eles são operados aderindo a esses sistemas de bombeamento, que permitem dar mais dinâmica à água que é fornecida. A maioria é de concreto armado.

sistema-de-distribuicaoSistema de bombeamento em um tanque de superfície. (Comapa Nuevo Laredo)

Tanques elevados

Esses tanques são usados ​​quando a topografia do terreno é plana. Eles podem ser construídos em concreto ou aço. Geralmente, a maioria dos tanques elevados são projetados para operar em conjunto com o sistema, em outras palavras, eles estão diretamente conectados às linhas principais. Em nossa localidade, o uso deste tipo de tanques não é mais efetivo. A despesa horária máxima já não permite armazenar ou regular a demanda do sistema. É por isso que os tanques de superfície com sistemas de bombeamento foram construídos.

sistema-de-distribuicaoTanque Elevado “Reservas” (Comapa Nuevo Laredo)

 Localização dos tanques

Como comentei anteriormente, um dos principais aspectos para construir um tanque é a condição topográfica do terreno. Além disso, a hidráulica do sistema e a disponibilidade de terrenos adequados determinam em grande medida o local onde será localizado.

Considerações especiais:

  1. Economicamente, mas não funcionalmente em todos os casos, eles devem receber a contribuição da água utilizada por gravidade. Em muitos casos, isso é quase impossível.
  2. Da mesma forma, o fornecimento à rede deve ser por gravidade, usando os tanques elevados.
  3. Quando há encostas superiores a 50 mca, é conveniente localizar vários tanques para atender a determinadas áreas, seja por gravidade, ou por bombeamento se o nível não o permitir.
  4. Muitas vezes, a melhor alternativa é instalar os tanques em locais intermediários onde o sistema de distribuição existente pode suportá-lo.

Em outra ocasião, escreverei como a capacidade de um tanque de armazenamento é determinada, com base nos picos de consumo, bem como os acessórios que são utilizados neles.

sistema-de-distribuicao

O ciclo de regulação

O tanque deve fornecer um serviço eficiente sob rigorosas normas de higiene e segurança. Em quase todas as obras de abastecimento, a contribuição ou despesa de condução é geralmente contínua durante as 24 horas e ao longo do ano. Por outro lado, o consumo do sistema de distribuição é variável em todos os casos, aumentando as demandas ao longo do tempo.

Cada caso é especial, e deve haver um acordo comum entre o projetista e o operador de água. Pensar sobre a eficiência operacional no futuro e no crescimento futuro da população, deve ser o ponto base desse acordo. O uso de tecnologias como a telemetria, deve ser uma realidade, a automação de nossos sistemas de abastecimento deve ser melhorada.

Fonte: iAgua, Blog de Luis de Anda Valades, adaptado por Portal Saneamento Básico – www.saneamentobasico.com.br

Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »