saneamento basico

Benchmarking enquanto ferramenta de diminuição das perdas físicas em sistemas de abastecimento de água

 

Resumo

No contexto das perdas em sistemas de abastecimento de água, os benefícios oriundos da redução de seus índices influenciam diretamente em questões sociais, econômicas e ambientais, incluindo a universalização dos serviços de saneamento. O benchmarking é uma ferramenta de gestão já adotada por alguns países nesse setor, visando à diminuição das perdas. O presente artigo objetivou levantar informações sobre os modelos de aplicação dessa ferramenta, bem como comparar o desempenho entre os países onde há ou não a sua aplicação no âmbito do controle de perdas. Foi observado que o modelo ideal de estruturação de benchmarking capaz de minimizá-las inclui frequência de aplicação menor que anual, regulamentação parcial, confidencialidade ausente, gratuidade, relatórios públicos e restritos às prestadoras de serviço e interatividade média na demonstração dos resultados. Concluiu-se que os países onde o benchmarking é praticado possuem os melhores desempenhos referentes às perdas de água.

Autores: Luis Otavio do Amaral Marques; Rafael Santos Carvalho; Marcelo Otani Marques de Sa; Tadeu Fabrício Malheiros; Luis Otavio do Amaral Marques; Rafael Santos Carvalho; Marcelo Otani Marques de Sa; Tadeu Fabrício Malheiros.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »