saneamento basico
Concessões e serviços de saneamento básico RS

Concessões e serviços de saneamento básico: uma análise via controle sintético generalizado para o Rio Grande do Sul

Concessões e serviços de saneamento básico RS

Resumo

O presente estudo busca avaliar o efeito das concessões do serviço de saneamento básico sobre a prestação de serviços de saneamento. O estudo trata apenas dos municípios de São Gabriel e Uruguaiana, ambos localizados no estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, a aplicação foi realizada com o método de Controle Sintético Generalizado desenvolvido por Xu (2017).

Essa metodologia possibilita a criação dos municípios de modo sintéticos com base em um painel de dados municipais dos três Conselhos Regionais de Desenvolvimento Econômico e Social – COREDES (Campanha, Sul e Fronteira Oeste), portanto escolhidos por terem características regionais similares aos dois munícipios avaliados.

Concessões e serviços de saneamento básico

Opta-se por escolher o período de 2000 a 2020 para o estudo em função da disponibilidade dos dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento-SNIS. As análises possibilitam evidenciar resultados significativos nos serviços de água e de esgotamento sanitário. Sendo assim, o estudo indica que o processo de concessão gerou impactos significativos nas variáveis população atendida de água e de esgoto, investimentos em água e esgoto e no número de funcionários empregados.

No entanto, esses impactos não puderam ser observados em termos de tarifas, essa última, acaba sendo algo positivo sobre a prestação de serviço de saneamento básico nos municípios de São Gabriel e Uruguaiana.

Autores: Larissa Carvalho Solino Silva; Gibran da Silva Teixeira; Rodrigo Nobre Fernandez e Vinicius Halmenschlager.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »