saneamento basico
Contaminantes Emergentes

Determinação de Contaminantes Emergentes em Amostras de Água no Brasil por Técnicas Voltamétricas: Revisão da Literatura

Resumo

Há séculos, os mosquitos se mostram inimigos da saúde humana, causando infecções e transmitindo doenças muito perigosas, nas últimas décadas a incidência da dengue tem crescido drasticamente em grande parte do mundo.1 O número real de casos da doença é subnotificado e muitos são classificados de forma equivocada, estudos recentes indicam 390 milhões de infecções por ano ao redor do mundo.2Nos dez primeiros meses de 2021 foram notificados 481.657 casos (taxa de incidência de 225,8 casos por 100 mil habitantes) de dengue no Brasil. A região Centro-Oeste apresentou a maior taxa incidência de dengue, com 501,7 casos/100 mil habitantes, seguida das regiões Sul com 216,9 casos/100 mil habitantes, Sudeste com 204,9 casos/100 mil habitantes, Nordeste com 205,8 casos/100 mil habitantes e Norte com 156,4 casos/100 mil habitantes. 3 Além dessa, outras doenças graves podem ser transmitidas por insetos, como, a malária, a zika, a chikungunya e a febre amarela. Estima-se que uma pessoa morre a cada 30 segundos por complicações relacionadas a picadas de insetos.4,5 Por estas razões, medidas defensivas de fácil aplicação, como o uso dos repelentes de uso tópico, são as preferidas por muitas pessoas.

Os repelentes de uso tópico são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como cosméticos, podendo ser apresentados em várias formas, tais como sprays, cremes, loções, aerossóis e óleos. As substâncias ativas registradas que fazem parte das formulações são N,N-Dietil-3-Metilbenzamida (DEET), 1-piperidinecarboxylic acid, 2-(2-hydroxyethyl)-1-methylpropylester (Icardin) e 3-[N-acetyl-N-butyl]-aminopropionic acid ethyl ester (IR3535)1,5,6,7. Atualmente, as agências sanitárias não regulamentam normas ou procedimentos específicos para determinação de metais nessas amostras.

Autores: Carlos Eduardo Rodrigues de Paula, Regina Fonsêca de Almeida, e João Victor Meirelles Leite.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

LEIA TAMBÉM: O que são Contaminantes Emergentes?

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »