saneamento basico
DF Saneamento Regularização

Espaço COP Saneamento será destaque na FITABES 2025, em sintonia com a COP30

FITABES 2025 COP 30

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES, anuncia a criação do Espaço COP Saneamento, que integrará a programação da FITABES 2025, a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, realizada entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília (DF).

Em um momento estratégico para o Brasil, que sediará a COP30, o espaço será um ponto focal para discutir como o setor de saneamento pode contribuir efetivamente para a adaptação às mudanças climáticas e para a construção de cidades mais resilientes.

A proposta é destacar o papel do saneamento nas estratégias de mitigação e, sobretudo, de adaptação, com foco especial na proteção das populações em situação de vulnerabilidade, as mais afetadas por eventos climáticos extremos, insegurança hídrica e ausência de acesso a serviços essenciais.

LEIA TAMBÉM:  Plataforma Águas Brasil: ANA conecta regulação hídrica à inteligência territorial

O Espaço COP Saneamento promoverá apresentações de tecnologias sustentáveis e articulação de parcerias estratégicas. O objetivo é gerar propostas concretas para a agenda da COP30 e dar visibilidade internacional às soluções brasileiras para o enfrentamento da crise climática.

A iniciativa reforça o compromisso da ABES com a universalização do saneamento e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conectando o setor às grandes agendas globais de justiça ambiental e inclusão social.

FITABES 2025 COP 30

A FITABES reunirá mais de 100 expositores do setor e movimentará R$ 36 milhões na economia local. Gerando mais de 1.000 empregos diretos e indiretos e reforçando o papel do turismo de negócios no desenvolvimento urbano.

LEIA TAMBÉM: A água é um recurso que já não se pode desperdiçar

A feira integra o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela ABES. Entre os destaques da programação estão a palestra magna da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. E a participação do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »