Skip to content
sábado, julho 2, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

O desafio do odor e gosto em água potável

  • Abastecimento de Água, Acervo Técnico
  • agosto 12, 2021

Passados quase 100 anos da implementação das primeiras estações de tratamento de agua no Brasil, muita coisa mudou, mas os princípios básicos de tratamento seguem muito semelhantes.

A esmagadora maioria das Estações de Tratamento de Água no Brasil seguem utilizando a tradicional tecnologia de tratamento por Floco Decantação seguida de Desinfecção por Cloro.

Essa tecnologia por muitos anos foi suficiente para produzir agua potável e de boa qualidade para abastecimento, porém nas últimas décadas novos desafios tem surgido: A piora na qualidade da água dos mananciais tem se acentuado nos últimas anos, fazendo com que tecnologias de tratamento antes amplamente eficazes, tenham agora sua performance colocadas em xeque em diversas partes do Brasil pela população que consome a água.

A ocupação urbana cada vez maior na área de mananciais, somadas às baixas taxas de tratamento de esgotos no Brasil têm impactado a qualidade de agua utilizada na captação de muitas ETAs. Se somarmos a isso o aumento crescente na demanda por água e a falta de investimento na modernização de Estações de Tratamento de Águas sexagenárias resulta num caldeirão de desafios para os agentes responsáveis pela produção de agua potável.

O despejo de esgoto em áreas de mananciais, entre outras coisas, aumento dos níveis de Nutrientes como Fósforo e Nitrogênio na água, facilitando a proliferação de certos micro-organismo e algas que quando chegam as Estações de Tratamento são oxidados liberando toxinas na água, entre eles MIB (metilisoborneol) e Geosmina que, em determinadas concentrações, causa gosto e odor indesejável na agua tratada.

Figura 1: Geosmina presente em água tratada – Foto ilustrativa retirada do Google.

Carvão: caro e ineficaz

A dosagem de carvão ativado tem sido tradicionalmente utilizada pela maior parte das estações de tratamento de água na tentativa de redução do odor e gosto causados por mib e geosmina. Apesar das grandes somas de dinheiro investidas, muitas vezes o resultado esperado não é atingido, dando mostras da limitação dessa tecnologia para o enfrentamento dos atuais desafios.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” Autor Desconhecido

A frase acima, por muitos atribuída à Albert Einstein, apesar de utilizar palavras fortes, nos faz refletir sobre os caminhos que temos escolhido para enfretamento de problemas recorrentes.

Oxidação avançada

Por outro lado, em diversa parte do mundo, técnicas como a Oxidação Avançada tem cada vez sendo utilizada para o enfretamento do DESAFIO DO ODOR E GOSTO EM ÁGUA POTÁVEL. Atualmente a combinação mais utilizada é Oxidação Avançada com Ultravioleta e peroxido de hidrogênio.

A fotólise UV é uma reação fotoquímica que ocorre quando uma molécula contaminante absorve a luz ultravioleta. Os fótons decompõem as ligações das moléculas transformando o produto químico potencialmente prejudicial em produtos químicos seguros.

A oxidação UV também é um reação fotoquímica, mas envolve a irradiação de peróxido de hidrogênio com luz ultravioleta. Esta cria radicais hidroxila fortemente oxidantes que oxidam o contaminante, quebrando as ligações entre as moléculas, e reduzindo o produto químico potencialmente prejudicial aos seus componentes seguros e elementares.

Figura 2: Tecnologia UV aplicada na Oxidação Avançada.

Benefícios

Nas diversas cidades onde a tecnologia tem sido implementada, ela não somente tem se mostrada mais efetiva, mas também tem apresentado um custo total de propriedade (Capex + Opex) menor em relação ao carvão ativado.

 

Figura 3: Estudo Comparativo entre tecnologias.

Por todos esses diferencias, a tecnologia de Oxidação Avançada cada vez mais se mostrada como uma alternativa viável e reconhecida em todo mundo por sua eficácia no tratamento de contaminantes gerados de gosto e odor em agua potável. A Trojan Technologies sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia UV no mundo. Com mais de 40 de anos experiência em soluções na área de Saneamento, a Trojan UV possui a maior base instalada global de sistema de oxidação avançada na área de Saneamento com dezenas de instalações operando no mundo inteiro. A Trojan UV assim como a Hexis Científica fazem parte da Plataforma de Qualidade de Água Danaher, sendo distribuidor em território brasileiro, aumentamos e consolidamos a presença da Solução UV em nosso mercado.

Sobre a Hexis Científica

A Hexis faz parte da Plataforma de Qualidade da Água da Danaher. Temos como missão proteger o meio ambiente e pessoas, fornecendo soluções inovadoras que garantam aos nossos clientes análises precisas e confiáveis para superarem desafios que impactam nossa qualidade de vida.

Estamos presentes em todo o ciclo da água – Acesse o site – www.hexis.com.br para saber mais sobre as principais soluções em instrumentos e consumíveis para laboratório, processo e meio ambiente.

AnteriorAnteriorCagece lança edital para consultoria e acompanhamento de projetos e obras da usina de dessalinização
PróximoCom investimentos de mais de R$ 940 milhões, Governo Federal fomenta melhorias dos serviços de saneamento básico pelo BrasilPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

Penetron
logo-bioproj
logo-netzsch
aquamec
Superbac
paques-logo-home.jpg
bf-dias
suez
Conaut
clean environment brasil
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.