saneamento basico

Diagnóstico ambiental e análise temporal dos impactos ambientais causados por um depósito de resíduos sólidos no município de Cariri do Tocantins – TO

Resumo

Objetivou-se com este trabalho realizar um diagnóstico ambiental e análise temporal dos impactos ambientais causados por um depósito de resíduos sólidos no Município de Cariri do Tocantins – TO. A área de estudo foi o depósito de resíduos sólidos que se encontra na zona urbana da cidade. A caracterização do diagnóstico ambiental foi realizada através do check-list, seguida de uma valoração (quantitativa e qualitativa) e posterior interpretação dos impactos ambientais. A avaliação qualitativa do impacto no meio ambiente foi realizada classificando os impactos. Elaborou-se uma rede de interação dos impactos ocorrentes na área. Para avaliação quantitativa utilizou-se o método de matriz, proposto por Leopold, no qual os impactos são classificados em magnitude e importância. Realizou-se uma análise temporal utilizando sistema de informação geográfica (SIG), o período abordado foi dos últimos 25 anos, apresentando uma análise a cada 5 anos. A análise temporal mostrou que as áreas circundantes do depósito se encontram em processo de recuperação durante os últimos 25 anos, o que indica que a área onde o lixão está inserido possui resiliência. As medidas mitigadoras serão utilizadas para a recuperação da área, estas medidas são: o isolamento da área, retirada dos resíduos sólidos para serem destinados ao local adequado de deposição, roçada das espécies invasoras, implantação do projeto de recuperação de áreas degradadas, campanha de conscientização às pessoas para que novos resíduos não sejam jogados no local, descontaminação do solo e reflorestamento.

Introdução

A problemática relacionada com a disposição inadequada de resíduos sólidos traz preocupações ambientais, devido aos impactos gerados ao meio biótico, abiótico e social. Atualmente, os problemas em torno do gerenciamento de resíduos sólidos vêm se destacando, em decorrência do alto padrão de consumo, causado pelo atual sistema econômico, que induz o consumo excessivo de produtos, criando um dos maiores problemas ambientais dos últimos tempos: a excessiva produção de lixo (ISMAEL et al., 2014).

Em 2010 foi instituída no Brasil a Lei Federal nº 12.305/2010 que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010). Essa lei proíbe a criação de “lixões”, onde os resíduos são lançados a céu aberto e estabelece prazo para que os atuais lixões deixem de funcionar. Todas as prefeituras devem construir aterros sanitários adequados ambientalmente, onde só poderão ser depositados os resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento ou compostagem (OLIVEIRA et al., 2015).

O prazo final é escalonado de acordo com o Município, fazendo com que as datas-limite variem de 2018 a 2021, de acordo com ente federativo, conferindo prazos mais longos para municípios com população inferior a 50 mil habitantes e mais curtos para cidades que possuem maior população e maior capacidade orçamentária (PROJETO DE LEI DO SENADO nº 425, 2014).

As áreas destinadas à disposição do lixo, sem a infraestrutura adequada, têm seu uso futuro comprometido e são responsáveis pela degradação ambiental das regiões sob sua influência (BELI et al., 2005). Dessa forma, pelo seu uso indiscriminado em vários municípios brasileiros, as áreas de lixão devem ser investigadas para se aferir os seus impactos e se formar um banco de dados para fins de gestão urbana e ambiental (DE MEDEIROS et al., 2008).

Os impactos ambientais podem ser avaliados através do diagnóstico ambiental, que visa interpretar a situação ambiental de uma determinada área para se buscar o conhecimento de seus componentes ambientais (COLET; SOARES, 2013).

Segundo Tommasi (1993) “a rede de interações permite identificar ações e interrelações; e a matriz de interação é um dos métodos mais utilizados em estudos de impacto ambiental”.

A Geotecnologia como ferramenta, adequa-se perfeitamente a abordagem territorial na medida em que permite efetuar a distribuição espacial dos dados, a visualização de suas relações espaciais, bem como a identificação da série histórica dos dados (EUGENIO et al., 2011).

Sendo assim, uma importante ferramenta para o poder público verificar a exequibilidade da legislação ambiental e possibilitar o ordenamento territorial (MELO et al.,2010). Assim como, na proposta e execução de projetos de conservação e recuperação ambiental.

Nesse aspecto, objetivou-se realizar um diagnóstico ambiental e análise temporal dos impactos ambientais causados por um depósito de resíduos sólidos no Município de Cariri do Tocantins – TO.

Autores: CÂNDIDO, Jacqueline Bonfim; SOUZA, Patrícia Aparecida de; NERES, Nathana Gomes Cardoso; GONÇALVES, Douglas Santos e SOUZA, Priscila Bezerra de.

residuos-solidos

Últimas Notícias: