saneamento basico

Divisão de poço de sucção para realizar limpeza sem extravasamentos em estação de tratamento de esgoto

Promovida há 29 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, a Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é hoje consolidada e reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior.

A feira ocorreu em caráter simultâneo com o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, é considerada como o maior evento do setor na América Latina. A Fenasan foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro no Expo Center Norte em São Paulo.

Cyntia Pereira Nunes de Araújo, representando a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), apresentou no dia 20 de setembro, “Divisão de poço de sucção para realizar limpeza sem extravasamentos em estação de tratamento de esgoto”.

fenasan

A representante da Cagece explicou, que na rotina de operação e manutenção da maioria das estações de tratamento de esgoto, podemos elencar dois grandes desafios para atender as exigências dos órgãos ambientais fiscalizadores destas atividades, que seriam realizar a limpeza da areia sedimentada no poço de sucção e o extravasamento de esgoto bruto que ocorre em decorrência desse assoreamento, que resulta na insalubridade do local onde estão submetidos os operadores destas estações.

“Verificou-se a necessidade, de implantar um dispositivo no poço de sucção para operacionalizar a retirada desta areia sem ocasionar extravasamentos, o projeto tem por objetivo, criar uma solução de limpeza do poço na Estação de Tratamento de Esgoto Malvas, sem contato direto e sem extravasamentos, permitindo o fluxo normal da linha de passagem do esgoto, preservando a primeira etapa do tratamento da Estação”, comentou.

Atualmente essa limpeza do poço de sucção é realizada com a paralisação do fluxo normal do esgoto e ocasionando o extravasamento, o serviço é realizado em mutirão com vários operadores, para minimizar o tempo do deságue de esgoto bruto, ocasionando uma situação de risco de acidentes. Com a implantação do projeto, o serviço será executado por um equipamento a vácuo, eliminando os riscos ambientais e a saúde do operador.

Sobre o projeto, Cynthia de Araújo comentou que a prática foi elaborada com a divisão do poço de sucção, criando assim um poço reserva, que funcionaria como vasos comunicantes, podendo ser revezado o funcionamento do recalque do esgoto para realizar a limpeza. Com a duplicação do poço, surge a opção de alternar o fluxo de esgoto, onde é paralisado um lado para limpeza, permitindo com que o outro poço permaneça livre com o fluxo de esgoto continuo, eliminando a possibilidade de extravasamentos. É preciso o auxílio de um caminhão vácuo e um operador.

Foi elaborado uma metodologia inovadora para atender a melhor forma de se executar a limpeza do poço de sucção, em uma estação elevatória de esgoto, observando os seguintes pontos críticos inviabilizados no processo atual:

  1. Não paralisar o fluxo normal de chegada do esgoto na estação elevatória;
  2. Potencializar a capacidade de armazenamento do esgoto no poço de sucção;
  3. Continuar o recalque do esgoto até o pós-tratamento;
  4. Evitar extravasamentos de esgoto bruto em vias públicas;
  5. Poupar o operador de condições de trabalho insalubre;
  6. Garantir o funcionamento normal da estação sem paralisação para limpeza.

Nesses aspectos supracitados, foi projetado a divisão do poço, com vasos comunicantes para alternância do fluxo de chegada do esgoto, firmando a funcionalidade de uma operação do sistema com mais eficiência, menos degradadora e consequentemente minimizando a poluição do meio ambiente.

As figuras 1 e 2, relatam a situação atual do poço de sucção da ETE Malvas, onde foi realizado todo o estudo de concepção do projeto.

esgoto

Figura 1: Vista com corte frontal do poço de sucção atual da ETE Malvas

tratamento-d-esgoto

Figura 2: Vista interna do poço de sucção atual da ETE Malvas

O objetivo do projeto é realizar a limpeza sem extravasamentos, deixando o fluxo normal da linha de passagem e otimizando custos. Atualmente as limpezas são de madrugada, onde nesse período o fluxo de esgoto é menor, que contribui para um menor volume de esgoto extravasado.

agua

O projeto da divisão do poço, com vasos comunicantes visa:

  • Firmar a funcionalidade do sistema com eficiência
  • Alternar o fluxo de chegada do esgoto
  • Operação menos degradadora
  • Minimizar a poluição ambiental

As figuras 3 e 4, representam o poço de sucção já com a implantação do projeto, onde demostram os novos dispositivos instalados, tais como, a parede divisória em concreto, os dois tubos guias para inserir a mangueira do caminhão vácuo e o piso levantado com caimento para escoamento da areia oriunda do esgoto bruto.

succao

Figura 3: Vista com corte frontal do poço de sucção com a implantação da inovação na ETE Malvas

ete

Figura 4: Vista interna do poço de sucção com a implantação da inovação da ETE Malvas

Resultados Esperados

  • Eliminar o risco passivo de multas ambientais por extravasamento de esgoto bruto;
  • Eliminar o risco de contaminação de vias públicas, solos, mananciais e lençol freático;
  • Eliminar o contato insalubre direto do operador na limpeza do poço;
  • Prolongar a vida útil do conjunto motor-bomba;
  • Minimizar o assoreamento nas ETES;
  • Otimizar custos e despesas com operação e manutenção;
  • Eliminar custos com contratação de empresas para auxílio na execução da limpeza.

Cyntia Pereira Nunes de Araújo em sua conclusão, salientou que esta prática pode ser replicada em qualquer estação elevatória de esgoto, tendo em vista que garante a otimização da manutenção e operação dos Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), onde independente das tecnologias, os esgotos são carreados com areias, e por muitas vezes falta principalmente a educação ambiental dos usuários, para evitar lançamento de areia nas redes coletoras de esgotos das companhias de saneamento. “Com a implantação do dispositivo, a companhia vai garantir a qualidade na execução dos serviços, não somente para a satisfação do público externo e usuários dos sistemas, bem como a qualidade de vida e condições de trabalho dos próprios operadores dos SES”, frisou.

Com a implantação do projeto, é possível elencar muitos pontos positivos, tais como:

  • Proporcionar a satisfação do operador, eliminando o risco de contaminação com o serviço insalubre;
  • Garantir a satisfação da população circunvizinha que se sente prejudicada com a poluição gerada pelo extravasamento de esgoto bruto;
  • Fortalecer as diretrizes ambientais adotadas pelas companhias de saneamento;
  • Cumprir com papel social na qualidade de vida da população Cearense;
  • Subsidiar os condicionantes exigidos pelos órgãos fiscalizadores.

Investimento

cagece

Referência: Cyntia Pereira Nunes de Araújo, Alisson Pinheiro de Macêdo e Jailma Gomes Soares

Gheorge Patrick Iwaki

[email protected]

Produtor de Conteúdo

Portal Tratamento de Água

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »