saneamento basico

Drenagem urbana – diagnóstico com ações de controle e limpeza – uma gestão de eficiência

Resumo

O sistema de drenagem urbana se encontra na época de estiagem, normalmente sem ou com fluxo mínimo de água. Nas precipitações os sistemas recebem as águas provenientes das chuvas e devem estar devidamente livres de sólidos para permitir seu fluxo.
Portanto, o prévio, diagnostico dos equipamentos das Redes de Drenagem, através de vistorias e atividades operacionais de pesquisa visando a priorização de locais e limpeza preventiva das mesmas evitam que nos períodos de maior precipitação, ocorram problemas de enchentes ou inundações.
De esta forma este trabalho ira apresentar as atividades e resultados desenvolvidos que englobam tanto atividades de diagnóstico operacional quanto atividades de limpeza e remoção de sedimentos das redes de drenagem.

Introdução

A nossa sociedade de consumo é marcada pelo desperdício e pela ideia de que os recursos são infinitos, por isso ainda se vê pessoas varrendo a calçada com água, fazendo a barba e escovando os dentes com a torneira aberta, mas a conscientização ambiental tem introduzido ideias de conservação e reaproveitamento, que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos – PNRH, estabelecido pela Lei nº. 9433/97, como instrumento da Política de Recursos Hídricos, colabora no gerenciamento destes recursos a fim de promover uma maior sustentabilidade da água como bem comum. Com o contínuo aumento da demanda e diminuição da oferta, e a água desempenhando um papel fundamental nas relações econômicas, políticas, sociais e ambientais, são necessárias à pesquisa por novas técnicas de manejo e gestão para garantir o uso presente e futuro.

Porém, a disponibilidade não é a única questão relacionada a recursos hídricos que os centros urbanos enfrentam. Na realidade o saneamento é a questão que tem apresentado mais dificuldades de solução, e está diretamente relacionada com a disponibilidade.

Dentre os setores do saneamento, a drenagem de águas pluviais, é o que mais preocupa a administração pública, pois ao falhar é o que tem seus efeitos mais imediatos e visíveis.

Torna-se necessária a gestão dos recursos hídricos urbanos de maneira integrada e participativa para que se chegue a soluções sustentáveis e viáveis. E dentro da esfera da gestão dos recursos hídricos urbanos se encontra a gestão de águas pluviais em áreas urbanas que envolve tanto a disponibilidade hídrica, quanto o setor de drenagem urbana.

Para isso foram desenvolvidos planos de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, organizando a execução dos serviços operacionais de manutenção dos componentes do sistema de Água Pluvial do município do estudo, diagnosticando a origem das anomalias e sanando-as de forma a promover um processo de melhoria contínua, com vistas a maximizar a capacidade de escoamento hidráulico, gerando confiabilidade operacional e promovendo positivamente a imagem de sua Gestão Eficiente.

Autores: Robson Fontes da Costa e Maria Vitoria Garcia Molina de Lucena.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »