saneamento basico
Crise Hídrica Autoridades Financeiras

E-book: O Manual do Saneamento Básico

Ebook Manual Saneamento Básico

Resumo:

A importância do saneamento e sua relevância à saúde humana remontam às mais antigas culturas. O desenvolvimento do saneamento sempre esteve ligado à evolução das civilizações, às vezes retrocedendo, outras renascendo com o aparecimento de outras.

Essa descontinuidade da evolução do serviço está ligada, em grande parte, aos poucos meios de comunicação do passado.

Avanços importantes alcançados em épocas distantes foram esquecidos durante séculos porque não eram conhecidos pela população. No Velho Testamento existem diversas passagens vinculadas às práticas sanitárias do povo judeu como, por exemplo, o uso da água para limpeza: “roupas sujas podem levar a doenças como a escabiose”.

Assim, os poços para abastecimento eram mantidos tampados, limpos e longe de possíveis fontes de poluição.

LEIA NOSSOS E-BOOKS

Ebook Manual Saneamento Básico

Atualmente, a gestão dos serviços de saneamento básico também permanece atrelada à informação, tanto para a elaboração dos planos de trabalho, dos instrumentos de regulação e de planejamento; e mais ainda para que a população possa fiscalizar e exigir a implantação desses serviços e seu constante aprimoramento.

Como a prestação desse serviço tem um caráter monopolista, a informação é uma das características institucionais mais relevantes desta área da infraestrutura. Ou seja, os prestadores de serviços conhecem com profundidade a qualidade de seus produtos e serviços, suas despesas, investimentos e dados operacionais, enquanto que a sociedade é dependente dessas informações.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »