saneamento basico

E-book: Qualidade Águas Subterrâneas

Resumo

O monitoramento da qualidade das águas subterrâneas realizado pela CETESB, em virtude de suas atribuições definidas na legislação, foi iniciado em 1990 quando foi criada a rede estadual composta por poços tubulares utilizados principalmente para o abastecimento público de água somados a poços de produção de água mineral e nascentes.

A segunda rede estadual foi formada em 2009, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, com a instalação de poços dedicados ao monitoramento da qualidade e da profundidade do nível da água na porção mais superficial do aquífero livre.

A publicação da avaliação dos resultados do monitoramento de qualidade é realizada pela CETESB por meio da série relatórios “Qualidade das Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo”, com edições trienais. O intervalo entre as edições decorre da frequência semestral com a qual são obtidos os dados e da necessidade de obtê-los em número suficiente para realização de análise estatística. A próxima edição do relatório deverá ocorrer em 2019 com a avaliação dos resultados obtidos no período 2016-2018.

A presente publicação, Boletim de Águas Subterrâneas – ano 2017, é uma inovação com intuito divulgar de forma expedita os resultados anuais das análises de qualidade da água bruta, sintetizados por meio do Indicador de Potabilidade das Águas subterrâneas – IPAS, e a evolução da alteração de qualidade da água por Nitrato.

Últimas Notícias: