saneamento basico

Equipamentos variados para o segmento de saneamento

O Marco Legal do Saneamento Básico é uma lei estabelecida em julho de 2020 que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2023,  com a meta de garantir que 99% da população brasileira tenha acesso a água potável e 90% ao tratamento e coleta de esgoto. Esse aprimoramento do saneamento básico do Brasil abre espaço pera grandes investimentos no segmento e novas oportunidades também para a NETZSCH do Brasil. A empresa já tem um conjunto de equipamentos eficientes e diversificados para aplicações nesse setor, incluindo as Bombas NEMO®. TORNADO®. Trituradores de Duplo Eixo N.Mac® e Maceradores M.Ovas®. Eles são amplamente aplicados no saneamento básico em função de suas características exclusivas.

Características exclusivas:

  • Melhor eficiência do mercado, proporcionando economia de energia ao cliente.
  • Princípio de bombeamento positivo, possibilitando variar a vazão com a variação da rotação I frequência; reduzindo o tempo de espera  do esgoto dentro da elevatória.
  • Baixo NPSH requerido proporcionando alta capacidade de sucção.
  • Autoescorvante, sem necessidade de aplicação de válvulas na sucção para retenção do fluído, propiciando a instalação da bomba na superfície fora do poço em uma área não insalubre facilitando seu acesso e manutenção.
  • Alturas manométricas acima de 120 mca possibilitando a eliminação de elevatórias intermediárias.
  • Bomba volumétrica com ampla cavidade de passagem propiciando a passagem de sólidos sem o risco de entupimento.

Elevatórias  de esgoto

As Bombas Helicoidais NEMO® são aplicadas em elevatórias de esgoto, que são o primeiro estágio do sistema de tratamento.  Essas elevatórias são reservatórios, onde são recolhidos todo o efluente bruto sanitário proveniente das residências.

Bombas TORNADO® substituem centrífugas

As inúmeras oportunidades deste mercado, entre elas os contratos de concessão, possibilitaram, através de uma assessoria técnica realizada pela Filial NETZSCH do Rio Grande do Norte um fornecimento de Bombas TORNADO®, em substituição a bombas centrífugas autoescorvantes na Região Nordeste. O maior desafio neste projeto foi adequar os equipamentos NETZSCH ao layout atualmente existente com o mínimo de alterações possíveis. Isto exigiu toda a versatilidade da equipe de Engenharia no projeto de adequação das Bombas TORNADO®, nas elevatórias de esgoto atualmente existentes.

Golpe de aríete

Para alavancar a aplicação dos equipamentos NETZSCH no mercado do saneamento, a empresa está trabalhando, em conjunto com a Universidade Federal do Ceará, em um processo de análise do comportamento de um fenômeno físico conhecido como golpe de aríete. Este fenômeno é o choque violento nas paredes de uma tubulação quando há mudança brusca no movimento do líquido, como por exemplo, uma parada inesperada do equipamento ou quando um registro é fechado. O choque é resultante, sobretudo, da sobre pressão vinda do interrompimento do escoamento do líquido e é absorvido pelos esforços de compressão da água e de deformação da tubulação, o que pode levar ao rompimento da tubulação provocando danos irreparáveis. Um dos fatores mais importantes nesta análise é o momento de inércia do conjunto moto bomba, conhecido como GD2. Ela está sendo avaliada através de modelagem matemática e experimento em laboratório sua interferência neste fenômeno físico.

Variação de pressão na saída da bomba por unidade de tempo

São produzidos gráficos a partir de simulações matemáticas considerando uma bomba operando com 162 m3/h x 65 mca em uma tubulação de diâmetro de 250 mm em PEAD e 2,6 km de extensão. Com essas simulações é possível compreender o comportamento da pressão dentro da tubulação provocado por uma mudança brusca no sentido de fluxo, permitindo que a instalação seja corretamente dimensionada para suportá-la ou sugerir ao cliente a instalação de acessórios na linha para amenizar os picos de pressão.

Elevatória inteligente

Para aproveitar ao máximo as vantagens e diferenciais técnicos dos equipamentos NETZSCH está sendo preparado um protótipo para ser instalado em uma pequena elevatória de esgoto na C-40 na fábrica em Pomerode. Neste local, será simulada a primeira elevatória inteligente com uma Bomba NEMO® no mercado. Através de um transdutor de pressão instalado na sucção da bomba será controlada, via CLP, a vazão da bomba. Desta forma, tendo um fluxo contínuo, não será mais necessária a escavação dos poços para armazenamento do esgoto, reduzindo assim os custos de instalação, eliminação da geração de odores e mau cheiro.

Esquema da instalação (skid elevatória C-40)

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »