saneamento basico

Estratégia operacional – redução de perdas através de ações integradas

Resumo

A crescente necessidade de sustentabilidade econômica faz com que as companhias de saneamento busquem, cada vez mais, melhores resultados. Os principais fatores relacionados ao desempenho são a eficiência operacional, redução de custos, menor índice de perda de água e aumento na satisfação dos clientes atendidos.

Diante destas premissas, foram desenvolvidas ações integradas pela área operacional, setor de engenharia e área comercial da unidade, com o foco na integração das áreas e processos, redução de custos e planejamento adequado dos investimentos e intervenções.

O estudo apresentado busca trazer, além da importância da integração entre os processos, a relevância da utilização de ferramentas avançadas e novas tecnologias, como a modelagem hidráulica e medidores de alta precisão, de modo a garantir o desempenho favorável esperado com ações estruturadas, planejadas e abrangentes, reduzindo a carga empírica das soluções empregadas atualmente, atuando com eficiência na redução de perdas.

Autores: Gabriela de Almeida Moura; Marcos Tadeu dos Reis; Fernando Flores Catta Preta; Rogério Aparecido Alves e Paulo Sérgio Macedo Ferreira.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »