Resumo
O resíduo liquido, denominado manipueira, é produzido a partir da prensagem da mandioca no processo de fabricação da farinha. Este efluente apresenta em sua composição concentrações elevadas de cianeto, nutrientes e matéria orgânica, que por sua vez quando descartados de maneira irregular no meio ambiente acarretam danos ao mesmo. Desta forma, foi necessária a realização de análises laboratoriais para se estudar as características físico-químicas do efluente em questão.
Assim sendo, o trabalho desenvolvido realizou um estudo das concentrações de matéria orgânica da manipueira, a partir da análise de três amostras oriundas da mesma casa de farinha, sendo estas coletadas em períodos distintos.
A partir dos resultados obtidos nas análises físico-químicas do líquido estudado, foi possível observar o comportamento deste em diferentes períodos, mas com as mesmas condições de amostragem. Com isso, foi constatado que a quantidade de cianeto e matéria orgânica presente na manipueira, com o passar do tempo, na amostra mais antiga é menor, quando comparada com as amostras mais recentes. Portanto, uma medida de baixo custo para atenuar o quadro de poluição ambiental causado pelo efluente, seria o acondicionamento da manipueira em reservatórios adequados antes do descarte no meio.
Introdução
A mandioca é uma planta de origem brasileira, pertencente à família das Euforbiáceas (FRAIFE, 2016). Considerada matéria prima de diversos produtos alimentícios, sendo um desses a farinha, presente na alimentação da maioria dos brasileiros, principalmente na região nordeste. Em uma das etapas de produção, denominado prensagem da raiz da mandioca, é gerado um resíduo líquido de cor amarelada e odor forte chamado manipueira. Este resíduo pode ser considerado altamente poluidor e na maioria dos casos é lançada irregularmente nos corpos d’água.
A manipueira apresenta em sua composição uma concentração elevada de matéria orgânica, nutrientes, cianeto e ácido cianídrico (Nasu, 2008). Portanto, torna-se nocivo ao meio ambiente, podendo contaminar corpos hídricos, ar e solo, colaborando para a degradação do meio ambiente local. Assim sendo, a manipueira é um efluente que apresenta características tóxicas que precisam ser estudados, pois trata- se de um subproduto de uma atividade artesanal descartado de maneira irregular.