Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • Penetron Brasil lança webinars gratuitos sobre redução da pegada de carbono por meio da impermeabilização e proteção do concreto
  • Sanepar apresenta obras e inovações ao Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Modelagem numérica e analítica do escoamento no sistema extravasor da barragem Joanes II – Região Metropolitana de Salvador

  • Abastecimento de Água, Acervo Técnico
  • julho 10, 2019

Resumo

Neste trabalho são apresentadas contribuições numéricas, teóricas e dados obtidos em campo, relacionados ao sistema extravasor da Barragem Joanes II, estrutura que compõe parte do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Salvador-BA. As equações de conservação de massa e de Navier-Stokes com médias de Reynolds, escritas para escoamento multifásico, através do modelo não homogêneo, foram resolvidas em conjunto com o modelo de turbulência k-ε em um domínio bidimensional que inclui o vertedor, a comporta, os canais e a bacia de dissipação. Considerando a dissipação de energia, as equações de conservação de massa e a 1ª lei da termodinâmica foram empregadas na forma integral para modelagem do problema. Os dados obtidos em campo possibilitaram a calibração, em protótipo, da equação proposta para cálculo do coeficiente de vazão do vertedor, em função da abertura das comportas. As soluções numéricas obtidas indicam a localização de pressões médias máximas, assim como a distribuição espacial da posição da superfície livre, tendo capturado o ressalto hidráulico na bacia de dissipação.

Introdução

Os extravasores ou vertedores são estruturas implantadas em barragens, cuja função é descarregar as vazões excedentes para jusante do reservatório, evitando o galgamento da barragem na passagem da onda de cheia. A concepção do conjunto extravasor (vertedor e bacia de dissipação) depende do local onde será implantado, devendo ser escolhido, para cada caso, o conjunto mais adequado sob os aspectos hidráulico e econômico. Os principais aspectos que devem ser analisados na definição da concepção do conjunto extravasor são: o tipo de barragem (terra, enrocamento ou concreto), layout da barragem, características topográficas e geológicas locais, vazão específica de projeto e níveis de água de montante e jusante. O projeto da estrutura extravasora, sob o aspecto hidráulico, deve partir da premissa de um elevado coeficiente de vazão (eficiência hidráulica) e proporcionar a restituição do escoamento ao leito natural do rio de forma semelhante às condições naturais anteriores à implantação da obra, de maneira a evitar erosão à jusante da bacia de dissipação e o rompimento da estrutura.

A escolha por vertedores providos de comportas justifica-se em função da vazão de cheia a ser descarregada e da flexibilidade operacional, possibilitando, inclusive, a manutenção de volumes de espera para controle de cheias.

A Barragem Joanes II localiza-se na Região Metropolitana de Salvador e sua função é regularizar vazões para atendimento das demandas do Sistema Integrado de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, maior sistema operado pela Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento. A vazão regularizada pela Barragem de Joanes II corresponde a 3,0 m3 /s, equivalente a cerca de 30% da demanda média atual do sistema integrado. A vazão de cheia, com período de recorrência TR = 2100 anos, corresponde a 530 m3 /s.

O presente trabalho foi desenvolvido seguindo as vias numérica, teórica e experimental. No primeiro caso, foi realizada simulação do escoamento em um domínio bidimensional semelhante ao sistema extravasor mencionado. Como fruto deste estudo, apresenta-se também a modelagem teórica do escoamento sob comportas, a partir das equações propostas por Chanson (1993) e a calibração, em protótipo, do modelo teórico, a partir de medições de vazões a jusante da estrutura extravasora da Barragem de Joanes II, ilustrada na Figura 1.

(…)

Autores: Renata Silveira Fraga e André Luiz Andrade Simões.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorAgência Virtual: Os benefícios do atendimento online
PróximoAvaliação do método da sonda esférica solúvel flutuante para a determinação da reaeração superficial em corpos d’água naturaisPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

logo-bioproj
clean environment brasil
Superbac
logo-netzsch
Penetron
DENORA
Conaut
suez
bf-dias
paques-logo-home.jpg
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.