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Faturamento e hidrometração: qual a relação?

A Lei do Saneamento Básico fala da cobrança pelos serviços realizados que garantem a sustentabilidade econômico-financeira das empresas de saneamento.

Assim, a hidrometração interfere conforme o artigo 29, § 1º, da referida lei, entre os quais podemos citar:

  • Inibição do consumo supérfluo e do desperdício de recursos
  • Recuperação dos custos incorridos na prestação do serviço em regime de eficiência;
  • Estímulo ao uso de tecnologias modernas e eficientes, compatíveis com os níveis exigidos de qualidade, continuidade e segurança na prestação dos serviços;
  • Incentivo à eficiência dos prestadores dos serviços.

A hidrometração está fortemente ligada a perdas em função de problemas de medição, seja pela falta de hidrômetros ou pela má condição deles, fraudes em ligações ativas, ligações clandestinas ou mecanismos de cobrança ineficientes.

Os fabricantes recomendam a troca de hidrômetros a cada cinco anos para que o equipamento não apresente submedição. Geralmente, as empresas de saneamento consideram um prazo maior com a condição de serem monitorados e aferidos. A Portaria 246 do INMETRO determina a aferição de todos os hidrômetros em funcionamento há mais de cinco anos.

Quando o sistema de hidrometração apresenta idade elevada e não há um monitoramento adequado nem manutenção dos mesmos pode-se gerar graves erros de medição e de faturamento.

E sem dúvidas, um dos grandes desafios para as empresas de saneamento básico é a redução de perdas de água. Elas estão presentes em todas as partes de um sistema de abastecimento, desde a captação até as residências.

O Brasil tem reduzido modestamente as perdas de água ao longo dos anos, mas o índice ainda é alto: cerca de 37% em média.

As perdas de água geram impactos negativos para a sociedade, meio ambiente, receita das empresas e até mesmo aos investimentos necessários aos avanços do saneamento.

Quando falamos em faturamento das empresas de saneamento, o Instituto Trata Brasil estima uma perda de 39% no faturamento devido às perdas do sistema. Em 2013, ano de referência do estudo, isso equivalia a mais de R$ 8 bilhões ao ano de perda financeira. Quanto as perdas equivalem em sua empresa?

índice de hidrometração

Assim como o índice de perdas de água está intimamente relacionado ao índice de hidrometração, o índice de faturamento também está.

Além de fornecer uma informação importante para a saúde financeira das companhias, o volume medido transformado em volume faturado é um instrumento de disciplina para o uso racional da água.

E falando em faturamento, um dos grandes motivos de erros na medição são hidrômetros com problemas, tais como hidrômetros parados, com a cúpula riscada ou opaca e tempo de uso superior ao recomendado gerando submedições.

Os grandes consumidores merecem uma atenção especial nesse sentido, já que são responsáveis por uma grande parcela do consumo e faturamento da empresa de saneamento.

Quando o parque de hidrômetros está muito antigo e começam a ser identificadas grandes perdas de faturamentos, as concessionárias começam a pensar em um plano de hidrometração.

Quer saber a importância de um plano de hidrometração? 

 

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