saneamento basico

Setorização como ferramenta para o abastecimento pleno e eficiente

Resumo

A complexidade dos sistemas de distribuição em seu conjunto de componentes contrapondo com a necessidade do abastecimento pleno de nossas cidades, demanda torná-los cada dia mais eficientes. O presente estudo relata a setorização de um sistema de distribuição que mantinha um abastecimento precário, ou seja, havia intermitência no fornecimento de água. O trabalho descreve a metodologia aplicada, bem como os resultados alcançados. A conclusão baseada nos resultados obtidos tanto na redução das perdas físicas, quanto na melhoria da eficiência energética alcança na perspectiva futura a contribuição para a sustentabilidade no que tange a gestão dos recursos hídricos e a responsabilidade com o meio ambiente.

Introdução

Sistemas de distribuição são mecanismos complexos se considerarmos todos os seus componentes como unidades de bombeamentos, reservatórios, redes de distribuição, válvulas, entre outros. Estes sistemas possuem especificidades como diâmetro e material das tubulações, vazão e pressão de recalque, pressões de trabalho, desnível geométrico, número de ligações, perfil de consumo e outras inúmeras variáveis definidoras da performance de abastecimento.

Atingir a condição de abastecimento pleno passa por manter o sistema de distribuição dentro de limites de pressão, vazão e consumo energético adequado, possibilitando a sustentabilidade econômico-financeira desta atividade. O sistema estudado possui historicamente uma grande indisponibilidade no abastecimento ocasionada por diversos fatores como a grande variação de altitude, a ausência de setores de manobra, dificuldade de detecção de vazamentos e ausência de monitoramento de variáveis. Este trabalho técnico descreve as ações que foram necessárias para garantir ao Sistema Booster Unisinos, situado no município de São Leopoldo/RS, a condição de pleno abastecimento, considerando todos os componentes, especificidades e variáveis citadas. O estudo tem como objetivo principal garantir a condição de pleno abastecimento deste sistema, combinando eficiência energética e redução de perdas, estes, constituindo-se os demais objetivos deste trabalho técnico. A relevância deste estudo situa-se na obtenção de resultados que contemplem todos os objetivos propostos e formatando um modelo de setor de distribuição que dialoga com a redução de consumo energético, aumento da micromedição e da agilidade nos consertos de vazamentos e dos conjuntos de motobombas.

Autores: Éverson Gardel de Melo e João Carlos Prestes.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »