saneamento basico

Utilização de filtro artesanal a base de zeólita para remoção de ferro e manganês de água subterrânea em comunidade na Amazônia

Resumo

A ocorrência de ferro e manganês em teores elevados nas águas subterrâneas ou superficiais inviabiliza o consumo humano sem um tratamento adequado. Na Amazônia, diversas comunidades apresentam excesso desses metais na água subterrânea e este estudo descreve remoção desses elementos químicos com implantação em escala piloto, na comunidade do Arara localizada no município do Careiro-AM, de um filtro artesanal confeccionado, principalmente, a partir de tubos e conexões de PVC e utilizando zeólita como meio filtrante, que integra o conjunto denominado de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-z). Essa solução de tratamento da água precedida de oxidação química por cloro e precipitação antes da filtração, se mostrou muito eficiente na remoção desses metais em excesso tornando a água potável e em conformidade com a Legislação que trata do controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano.

Introdução

Diversas localidades Amazônicas apresentam águas subterrâneas com elevados teores de ferro (Fe) e manganês (Mn), inviabilizando a utilização no abastecimento público sem o tratamento específico. Existem várias técnicas, equipamentos e produtos desenvolvidos para a remoção desses metais na água e este trabalho descreve a utilização de um filtro confeccionado, artesanalmente, com tubos e conexões de PVC e leito filtrante a base de zeólita, implantado em escala piloto em uma comunidade na Amazônia, integrando uma solução alternativa coletiva simplificada de tratamento de água denominada de Salta-z, num estudo de caso para remoção de ferro e manganês da água subterrânea destinada ao consumo humano.

Autor: Rainier Pedraça de Azevedo.baixe-aqui

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »