Florianópolis Gestão Resíduos

Florianópolis/SC investe na gestão de resíduos para se tornar primeira Capital Lixo Zero do país

Florianópolis Gestão Resíduos

Resumo:

Longe de ser um problema a ser enterrado, o lixo em Florianópolis é tratado como um recurso estratégico — que gera economia, movimenta a cadeia produtiva, educa e transforma.

Até 2030, a capital catarinense pretende tornar-se a primeira Capital Lixo Zero do país.

A meta pode parecer ambiciosa, mas vem sendo construída há anos com muito trabalho e iniciativas concretas que colocam Florianópolis como referência em gestão de resíduos com inovação e comprometimento.

LEIA TAMBÉM: Baseform: Evitar a deterioração e as avarias renovando apenas 0,2% da rede

Em 2024, os avanços continuaram em ritmo acelerado. A cidade registrou o reaproveitamento de 7.695,78 toneladas de recicláveis secos, 5.126,78 toneladas de restos de alimentos e 7.184,38 toneladas de resíduos verdes. Então os números refletem o esforço coletivo para ampliar a destinação correta dos resíduos e fortalecer a economia circular.

Florianópolis Gestão Resíduos

Portanto fora das escolas, a educação ambiental também ganha força. Desde 2003, o Museu do Lixo é uma vitrine do que Florianópolis defende: resíduo tem história, tem alerta e pode virar ferramenta de transformação.

LEIA TAMBÉM: Primeiro robot com IA num centro de triagem de resíduos em Portugal

Em conclusão são mais de 40 mil itens salvos do descarte, reunidos no acervo que compõe o Circuito do Lixo — um percurso que mostra, na prática, como os materiais são tratados no CVR (Centro de Valorização de Resíduos).

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »