Skip to content
quinta-feira, agosto 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Biden sanciona lei de US$ 430 bilhões para combater mudanças climáticas
  • Governo cancela leilão de energia nova A-6 por falta de demanda das distribuidoras
  • Saneamento básico: com inflação, custo para universalização é de quase R$ 900 bi
  • Aterros do mundo todo liberam muito metano
  • ABNT recebe contribuições para projeto de saneamento básico até o dia 24/08
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Estimativa do potencial de geração de biogás a partir de resíduos da suinocultura: estudo de caso

  • Acervo Técnico, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos
  • maio 25, 2020

Resumo

A suinocultura tem papel de grande importância no cenário econômico brasileiro. Com a crescente produção de suínos, tem-se a elevação da quantidade de resíduos gerados e seu potencial poluidor, os quais necessitam de tratamento e disposição adequados. Os principais resíduos gerados são: o dejeto, e as carcaças de animais mortos/resíduos de parto. A digestão anaeróbia é uma alternativa interessante de tratamento, considerando a diminuição da carga orgânica e a produção de biogás. O objetivo do trabalho foi estimar o potencial de geração de biogás da monodigestão do dejeto suíno e sua codigestão com carcaças/resíduos de parto, em uma granja comercial de suínos. O levantamento do volume de dejeto e quantidade de resíduos gerados foi feito com base em relatórios disponibilizados pela própria granja, de janeiro de 2016 a setembro de 2018. Os ensaios de Potencial Bioquimico de Biogás (PBB) foram conduzidos em reatores em escala de bancada, em batelada e triplicata, sob condições mesofílicas (37ºC). Para estimativa do (PBB) foram analisadas duas amostras de carcaça animal (matriz de 270 kg; e suíno de crechário de 25 kg). Os resultados obtidos mostram que são gerados em média aproximadamente 1600 kg d -1 de carcaças de animais mortos e resíduos parto, e uma geração média de 380 m³ d -1 de dejeto, representando uma relação máxima de 5 kgcarcaça m3 dejeto. O potencial de produção de biogás da monodigestão de dejeto apresentou em média 2800 m³biogás d -1 , e a codigestão com carcaça animal/resíduos de parto aproximadamente 3400 m³biogás d -1 , representando um aumento próximo a 20%.

Introdução

A suinocultura tem papel de grande importância no cenário econômico brasileiro. A produção de carne suína no Brasil foi de 375 mil toneladas no ano de 2017, as exportações no mesmo ano alcançaram 697 mil toneladas, representando 10% do volume exportado de carne suína do mundo, tornando o Brasil o 4º maior produtor e exportador de carne suína mundial. Berço de algumas das mais tradicionais agroindústrias da cadeia de suínos do Brasil, o estado de Santa Catarina continua a ter na suinocultura sua principal atividade econômica do agronegócio, se destacando neste cenário com 28,38% da produção e 40,28% das exportações nacionais (ABPA, 2018; ABCS SEBRAE, 2016).

Embora as atividades suinícolas proporcionem o desenvolvimento econômico e social, os resíduos gerados da agropecuária possuem alto potencial poluidor e necessitam de tratamento e disposição adequados (RESENDE et al, 2012). A produção de animais sofreu mudanças nas últimas décadas, deixando de ser sistema de criação extensivo e tornando-se sistemas de produção com confinamento intensivo. O sistema de produção de animais confinados (SPAC’s) além de aumentar a eficiência do processo, também reduz os custos de produção (KUNZ, OLIVEIRA, 2006).

Nos sistemas produtivos a geração de principalmente dois resíduos: dejeto suíno e carcaças de animais mortos/resíduos de parto. O tratamento do dejeto suíno tem sido amplamente estudado, e a digestão anaeróbia é uma tecnologia eficiente, sendo uma alternativa importante em termos de custo para o setor (AMARAL et al, 2016). A recuperação do biogás tem papel considerável na gestão de resíduos, contribuindo para mitigar o aquecimento global (BHARATHIRAJA et al., 2018).

Autores: João Fernando Ferri da Silva; Ricardo Luís Radis Steinmetz; Deisi Cristina Tápparo; Daniela Candido; Paulo Belli e Airton Kunz.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorMortalidade por covid-19 é maior em capitais onde serviços de saneamento básico são piores, aponta Ministério da Economia
PróximoComunicado – funcionamento da coleta seletiva no período de isolamentoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Aterros do mundo todo liberam muito metano

1 min de leitura

Nosso trabalho demonstra como os satélites complementares permitem a detecção, identificação e monitoramento global de superemissores de metano em nível de instalação.

Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão

1 min de leitura

Este trabalho compilou diversos estudos científicos, nacionais e internacionais, relacionados ao tema de tratamento de efluentes têxteis, trazendo uma visão ampla sobre como o assunto vem sendo abordado em todo o mundo.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

Datas

21 e 28 de setembro de 2022.

Com o novo Marco de Saneamento completando um ano, as oportunidades de negócios estão se multiplicando e a carência de novos gestores se evidenciando.

Mais informações »

Parceiros

suez
Superbac
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
DENORA
logo-netzsch
Conaut
clean environment brasil
aquamec
Penetron
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.