Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Avaliação do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no Cemitério Vale da Paz (Goiânia, GO)

  • Acervo Técnico, Resíduos Sólidos
  • agosto 19, 2019

Resumo

O presente estudo apresenta o diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no Cemitério Vale da Paz, um dos cemitérios públicos de Goiânia (GO), bem como as proposições para a realização de ações referentes ao gerenciamento adequado desses resíduos. Para avaliação preliminar do cemitério em estudo, foram coletados dados existentes e realizada inspeção de reconhecimento da área.

Para a quantificação do passivo ambiental, foi feita uma estimativa do volume de lixo gerado, baseada na quantidade de lixeiras existentes no local e suas dimensões. Os impactos ambientais resultantes da disposição inadequada dos resíduos foram levantados através de visitas ao cemitério e entrevistas com funcionários do mesmo. De acordo com o levantamento realizado, não há periodicidade na limpeza e os funcionários não souberam informar com precisão qual a freqüência de recolhimento dos resíduos nas sepulturas e da varrição.

Os resíduos coletados são depositados em lixeiras sem sacos e os resíduos gerados na exumação são depositados em uma caçamba de restos de construção, ambas sem tampas. A prefeitura recolhe os resíduos e os transporta para o aterro sanitário sem coleta especial. Assim, para a adequação do cemitério, foram propostas algumas ações como a análise dos resíduos gerados na exumação, a fim de comprovar o risco de contaminação, determinar a freqüência de limpeza no cemitério, quantificar os resíduos sólidos, classificar todos os resíduos conforme a legislação vigente (CONAMA 335/03 e ABNT NBR 12808 – Resíduos de Serviços de Saúde) e destinar adequadamente cada um deles.

Introdução

No ano de 2003, entrou em vigor, no Brasil, a Resolução nº 335 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, que dispõe sobre o licenciamento de cemitérios, informando as condições mínimas necessárias para que um cemitério receba licença ambiental para funcionar no Brasil. O gerenciamento inadequado dos resíduos gerados nos cemitérios pode resultar na disseminação de doenças, principalmente pela exposição daqueles gerados na exumação dos corpos, atividade desenvolvida com frequência nos cemitérios públicos. Outra preocupação é a contaminação do lençol subterrâneo local. Portanto, a disposição final ambientalmente adequada desses resíduos deve ser observada e garantida pela administração pública responsável.

Em Goiânia, os cemitérios municipais não possuem licença ambiental, provavelmente gerando impactos ambientais (alterações físicas, químicas e biológicas do meio onde está implantado o cemitério) e colocando em risco a saúde da população, fato este que despertou o interesse em desenvolver o presente estudo, já que a Resolução Federal estabelece critérios mínimos que devem ser integralmente cumpridos, como forma de garantir a decomposição normal do corpo em harmonia com o Meio Ambiente.

Considerando as condições irregulares dos cemitérios públicos de Goiânia, para se adequarem a Legislação, foi feito estudado o Cemitério Vale da Paz, o maior de Goiânia, visando o diagnosticar a situação existente e a propor ações corretivas.

Autores: Eraldo Henriques de Carvalho e Simone Costa Pfeiffer.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorAvaliação dos custos dos serviços do manejo de resíduos sólidos domiciliares de 21 municípios do estado do Rio Grande do Sul
PróximoIniciativa ambiental une manauaras para a preservação dos igarapésPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

logo-netzsch
aquamec
Superbac
Penetron
paques-logo-home.jpg
logo-bioproj
suez
DENORA
clean environment brasil
bf-dias
Conaut

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.