saneamento basico

Importância econômica e socioambiental da biodigestão anaeróbica

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

A atividade agropecuária é responsável pela geração de vários impactos ambientais e um deles é a grande geração de dejetos, principalmente, quando se explora a pecuária intensiva, caracterizada pela confinação de animais e não existe uma forma de destinação final para tais dejetos. Uma das medidas apresentadas para o aproveitamento desses dejetos e a consequente não contaminação do solo, cursos d’água e lençol freático é a biodigestão, que pode ser vista como uma sendo uma atividade que pode oferecer uma grande contribuição na redução dos impactos ambientais. Atualmente, diante da gravidade dos problemas ambientais e da escassez de combustíveis fósseis, a biogestão vem sendo estimulada por também proporcionar benefícios sociais e econômicos. Com a biodigestão, os dejetos dos animais passam a ter um fim adequado e por não mais serem dispostos de modo irregular, deixam de contaminarem a água, o solo e o ar. Desse benefício ambiental advém um benefício social, que se traduz em melhoria das condições de saúde das pessoas. E, como benefício econômico, tem-se não somente a geração de energia como também a produção de biofertilizante, que pode ser utilizado como adubo nos diferentes tipos de plantações. Com esta pesquisa constatou-se que a biodigestão é uma excelente alternativa não somente para o tratamento dos dejetos gerados pela criação de animais, como também uma importante iniciativa para a redução dos impactos ambientais produzidos pela atividade agropecuária, protegendo o meio ambiente. Percebeu-se também que aliada à contribuição ambiental também existem benefícios sociais, pois à medida que com a biodigestão evita-se à contaminação do solo, do ar e da água, reduz-se também os problemas sanitários, gerados pela exploração da agropecuária, oportunizando às pessoas que residem, principalmente, no meio rural, melhores condições de saúde. Os benefícios econômicos proporcionados pela biogestão não somente limitam-se à produção de energia destinada ao suprimento das necessidades das propriedades agrícolas, eles também se encontram relacionados à redução dos custos com a aquisição de adubos para as plantações.[/vc_column_text][vc_column_text]

Introdução

A atividade agropecuária é responsável pela geração de vários impactos ambientais e um deles é a grande geração de dejetos, principalmente, quando se explora a pecuária intensiva, caracterizada pela confinação de animais e não existe uma forma de destinação final para tais dejetos.

Afirma Barbosa e Langer (2011), que quando os dejetos da criação de animais em confinamento são despejados em campo aberto, podem contaminar o solo, o ar e a água, trazendo também problemas de saúde para aquelas pessoas que residem nas proximidades onde tais dejetos são depositados.

Uma das medidas apresentadas para o aproveitamento desses dejetos e a consequente não contaminação do solo, cursos d’água e lençol freático é a biodigestão.

Apesar de ser um país que explora uma intensa agropecuária, no Brasil é um país onde a biogestão ainda não alcançou o desenvolvimento ideal e isto se deve a vários fatores, principalmente, às razões culturais e à falta de incentivo por parte do governo.

Um estudo desenvolvido por Palhares (2008), mostra que na China possui mais de 7 milhões de biodigestores. E que quando comparado com a China, percebe-se o quanto no Brasil a biodigestão é atrasada.

Esse mesmo estudo mostra que apesar de o Brasil ser um dos grandes criadores de suínos e aves do mundo, possui apenas alguns milhares de biodigestores, que, em sua grande maioria, encontram-se desativados, por falta de manutenção técnica e de desenvolvimento de tecnologias voltadas para a biodigestão (PALHARES, 2008).

O presente artigo tem objetivo apresentar mostrar a importância econômica e ambiental da biodigestão.[/vc_column_text][vc_column_text]

Autores: José Ozildo dos Santos e Rosélia Maria de Sousa.

[/vc_column_text][vc_btn title=”Baixe aqui” i_icon_fontawesome=”fa fa-download” add_icon=”true” link=”url:%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F03%2Fimportancia-economica-e-socioambiental-da-biodigestao-anaerobica.pdf||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias: