Indústria Alagoana Reúso Efluentes
Por: Luiza Barreiros e Tiago Di Lucas
Primeiramente o Governo de Alagoas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) lançam, na próxima segunda-feira (17), o estudo “Reúso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação da Oferta e Demanda no Estado de Alagoas”. O evento será realizado às 9h, no Palácio República dos Palmares.
Então a pesquisa apresenta um diagnóstico detalhado sobre o potencial do reúso de efluentes tratados na indústria alagoana, destacando a redução da pressão sobre os recursos hídricos e a segurança hídrica no estado.
LEIA TAMBÉM: Laboratório para reciclagem de plástico fortalece economia circular em Manaus/AM
Ademais o levantamento foi baseado em metodologias aplicadas em estados como:
- São Paulo,
- Ceará,
- Pernambuco,
- Rio de Janeiro e
- Rio Grande do Sul, adaptando-se à realidade local.
“O governador Paulo Dantas tem sido um grande incentivador de políticas ambientais modernas e eficazes. Esse estudo é um marco para a indústria alagoana, garantindo desenvolvimento econômico sem comprometer nossos recursos naturais”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Gino César.
Em conclusão além da apresentação dos dados, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a CNI, a Fiea e o Governo de Alagoas consolidando o compromisso das instituições com soluções inovadoras para o setor industrial.
Indústria Alagoana Reúso Efluentes
Portanto o evento contará com a presença do governador Paulo Dantas, do presidente da CNI, Ricardo Alban, autoridades, representantes do setor industrial e especialistas para discutir os desafios e oportunidades do reúso de efluentes, fortalecendo a adaptação da indústria às mudanças climáticas e o uso responsável da água.
LEIA TAMBÉM: Água de reúso: uma alternativa sustentável para o Brasil
Em suma para o presidente da Fiea, a presença do presidente da CNI reforça a relevância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável do estado.
“A parceria entre a indústria e o governo é fundamental para garantir um futuro mais sustentável para Alagoas. O reúso de efluentes representa uma solução inovadora e estratégica, assegurando a segurança hídrica e a competitividade do setor industrial sem comprometer nossos recursos naturais. Com este estudo, avançamos na construção de um modelo industrial mais eficiente e alinhado às boas práticas ambientais”, destacou José Carlos Lyra de Andrade.
Fonte: AL.