saneamento basico
Lixo Transformação Coopama

Do lixo à transformação: a história da Coopama, um projeto que muda vidas no Rio

Lixo Transformação Coopama

No bairro Maria da Graça, na zona norte do Rio de Janeiro, um galpão se tornou símbolo de sustentabilidade e inclusão social. Há mais de 20 anos, a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama) vem ressignificando materiais descartados e, ao mesmo tempo, mudando vidas.

O projeto, fundado pelo administrador Luiz Carlos, de 63 anos, nasceu da necessidade de criar oportunidades para a comunidade e promover a reciclagem como uma ferramenta de transformação ambiental e social.

O caminho até aqui não foi simples. A ideia coincide com um momento de crise econômica no início dos anos 2000. Onde muitas indústrias do segmento metalúrgico e têxtil no bairro do Jacaré fecharam as portas. Na época, um empresário local decidiu fornecer um galpão com resíduos recicláveis e maquinário, o que possibilitou o nascimento da Coopama, que já ensaiava atuar no segmento.

Desde então, além de dar um destino correto ao lixo, a cooperativa se tornou um espaço de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo ex-catadores do lixão de Gramacho e pessoas que passaram pelo sistema penal.

“A gente abraça essas pessoas, traz para dentro e mobiliza para que entendam o que é uma cooperativa: um lugar de acolhimento e inclusão”, conta Luiz.

Lixo Transformação Coopama

Ele destaca que muitos cooperados que chegaram sem perspectivas conseguiram estudar, se formar e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho. “A maioria das pessoas que passaram por aqui não voltaram para as vidas que tinham antes, e isso é motivo de orgulho”, afirma.

LEIA O ARTIGO COMPLETO

Últimas Notícias: