saneamento basico

Logística Reversa: Embalagens Plásticas

Resumo

Este seguinte trabalho baseia-se no processo da logística reversa, que se dá como uma ferramenta que trabalha com retorno e encaminhamento correto de resíduos sólidos ao setor empresarial, dispondo da participação das empresas, população e poder público no decorrer do seu ciclo. Com o propósito em desenvolvimento econômico, social e principalmente sustentável, já que, ela contribui para a preservação ambiental. Este trabalho teve sua metodologia embasada em pesquisas bibliográficas de meios eletrônicos, para descrever o processo logístico reverso das embalagens plásticas sob a ótica sustentável e apresentar qual a responsabilidade de todos os envolvidos perante todo o ciclo da logística reversa (Responsabilidade Compartilhada). E por meio de um questionário concluir qual o é o conhecimento social perante essa ferramenta. Verificou-se que, mesmo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, muitas empresas não utilizam desse processo. Todavia, foi possível constatar e obter um resultado positivo através do questionário, pois os dados coletados mostrou que uma grande parte das pessoas sabe e possui conhecimentos gerais e até mesmo específicos sobre o tema e sua responsabilidade. Portanto, observando e analisando o intuito desse trabalho é possível dizer que ele apresenta informações relevantes.

Autores: Edivania Maria da Silva; Ryan Gaino Alves e Yasmin Lino Viera.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »