saneamento basico

Análise do desempenho ambiental do novo aeroporto de Florianópolis para obtenção da certificação Green Airport / Aeroporto Sustentável

 

Resumo

 

A certificação como Green Airport, que classifica e premia os aeroportos com ações mais sustentáveis, se tornou um importante objetivo em projetos de futuros aeroportos e na revitalização dos que já estão em funcionamento. Um modelo mais sustentável e colaborativo com o ecossistema ao entorno se tornou foco. O objetivo central do trabalho foi o de analisar o desempenho do Floripa Airport para a conquista da certificação, descrevendo requisitos, ações e projetos realizados até a conquista da premiação, além de descrever os projetos que desenvolve para a manutenção do certificado. Realizou-se uma análise de ações de outro aeroporto com a finalidade de comparar ações e elaborar proposições para agregar melhorias em ações e projetos já efetuados, buscando ampliar a sustentabilidade do aeroporto de Florianópolis.

 

Introdução

 

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz iniciou apenas como um pequeno campo isolado. Naqueles tempos, era conhecido como Aeroporto Hercílio Luz e possuía pousos de pequenas aeronaves, sendo que a construção era muito diferente do que acabou por tornar-se alguns anos depois.

Na década de 90, ocorreram reformas e ampliações, o que fez o cenário precário conhecido anteriormente transformar-se no aeroporto internacional da cidade de Santa Catarina. A cidade de Florianópolis cresceu, tornando-se grande destino turístico, e nos últimos anos, o terminal foi concedido a iniciativa privada, que o inovou, inserindo a cidade na modernidade.

A construção do novo terminal aeroportuário, denominado Floripa Airport, mais amplo que o terminal antigo. Com uma grandiosa área para atender passageiros, denota-se mais confortável e tecnológico, buscando ainda manter as características da paisagem de Florianópolis.

Com o novo terminal de Florianópolis em funcionamento, em poucos meses de alcançou o importante título de Melhor Aeroporto do Brasil. Chamando atenção do país e internacionalmente, conquistando nota acima dos maiores aeroportos do país.

Agregando ainda mais valor ao trabalho realizado pelo aeroporto, recebeu reconhecimento internacional com a certificação de Green Airport. Por seus trabalhos ligados à sustentabilidade, transformou o terminal aeroportuário em um local com mais áreas verdes e vias de circulação mais amplas.

Através das ações já tomadas e as que estão em projeto, um aeroporto mais sustentável deve ser buscado continuadamente. Visando continuadamente a responsabilidade com o meio ambiente, atuando no problema de frente, aprimorando programas e práticas no local.

No Brasil, existem diversos aeroportos distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. Neles, atendem-se milhões de pessoas todos os anos, englobando os aeroportos nacionais com voos domésticos e os internacionais que têm rotas entre países autorizados. Além dos aeroportos, o país possui aeródromos distribuídos em todo território nacional, que têm classificação de públicos ou privados. “O Brasil tem 99 aeroportos, sendo 18 internacionais e 81 para voos regionais. Incluindo os aeroportos, o país possui 2.499 aeródromos, sendo 1.911 privados e 588 públicos” (CBIE, 2019, site).

Contudo, situações prejudiciais que os aeroportos podem ocasionar ao meio ambiente também merecem atenção. Pois, ao gerar modificações no local de ambiente natural, podem acabar afetando o ecossistema em seu entorno.

Devido à preocupação com o meio ambiente, surgiram os “Green Airports” que buscam a sustentabilidade na aviação. Segundo a ICAO – Organização da Aviação Civil Internacional (2002), o conceito de Green Airport traduz a tendência de operação do aeroporto no sentido do planejamento eco eficiente de um aeroporto, desde as decisões de layout, como de infraestrutura, facilitando iniciativas verdes e ecológicas. O Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Floripa Airport, no ano de 2019 recebeu o título de Aeroporto Verde concedido pela Airports Council International da América Latina e Caribe (ACI-LAC).

Após a inauguração do terminal realizada, no dia 01/10/2019, o Floripa Airport conquistou o título rapidamente. Com um projeto de resíduos recicláveis e não-recicláveis, que incluem também os resíduos orgânicos.

A sustentabilidade é algo valorizado e encorajado no Aeroporto de Florianópolis, começando com o CEO da empresa, que considera as ações importantes para torna-lo um lugar que garante boas condições ambientais ao local e ao entorno.

Contudo, este trabalho buscou analisar o que tornou e pode manter o Floripa Airport um “Green Airport”, descrevendo informações e ações realizadas pelo mesmo, na busca de maior sustentabilidade. Como pergunta de pesquisa procurou-se verificar quais critérios são fundamentais para que um aeroporto receba o título/certificado de Green Airport, e como isso pode ser aprimorado para uma maior sustentabilidade?

Autores: Camila Melverstet Martins e Jairo Afonso Henkes

 

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »