Modelagem ETE BIM
Resumo:
Os desafios da saúde pública estão ligados à gestão dos recursos ambientais.
De acordo com a OMS (2021), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a saneamento básico, evidenciando o descaso com esses recursos.
Nesse contexto, o BIM é uma metodologia promissora para mitigar esse problema, já que utilizando BIM é possível criar modelos digitais altamente precisos e detalhados, replicáveis em várias regiões com mão de obra de qualificação diversificada. Esses modelos contêm dados cruciais para a evolução de processos gerenciais e construtivos.
Dessa forma, o presente trabalho descreve um roteiro para realizar uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) utilizando metodologia BIM, incluindo etapas de georreferenciamento, parametrização e modelagem de elementos e geração de quantitativos.
LEIA TAMBÉM: Universalizar saneamento pouparia R$ 25 bi em saúde até 2040, diz Abcon Sindcon
Modelagem ETE BIM
Portanto, o uso de metodologia BIM para modelagem de uma ETE expõe-se eficiente, pois provém benefícios como visualização precisa, coordenação disciplinar adequada, fácil detecção de conflitos e geração eficaz de quantitativos.
Autores: Matheus Goulart Mena Barreto; Clara Vaqueiro Escosteguy; Camila Barel Alves; Matheus Brondani Prevedello; Débora Bretas Silva; Evelyn Paniz Possebon; Fabrício Longhi Bolina e Eduardo César Pachla.