Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Avaliação de novo modelo de caixa de retenção de gordura

  • Acervo Técnico, Resíduos Sólidos
  • novembro 25, 2019

Resumo

Em locais com concentração de restaurantes, a caixa de retenção de gordura é um dispositivo fundamental para prevenir a ocorrência de obstruções na rede coletora de esgoto e adequar o efluente às condições de lançamento de acordo com a legislação vigente. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da caixa de gordura instalada no restaurante do Grêmio da ETA ABV, em relação à operação do dispositivo, aos parâmetros da legislação atual e ao impacto no fator de carga poluidora, fator K1. Os resultados demonstraram que do ponto de vista operacional a caixa instalada deu fim aos problemas de obstruções que ocorriam na rede de esgoto. Ela foi satisfatória em relação a análise dos parâmetros do efluente, com resultados positivos em termos de eficiência de remoção do parâmetro OG (média geométrica de 64% na semana analisada) e também demonstrou a redução do fator de carga poluidora entre o afluente e o efluente, significando uma possível diminuição de sobretarifa aplicada ao ramo de atividade. Essa é uma análise preliminar da eficiência desse modelo de caixa, mas, para uma análise mais completa do produto, novos testes em locais e períodos distintos podem fornecer mais informações complementares quanto à sua operação.

Introdução

A caixa de retenção de gordura tem como principal objetivo reter a gordura que chega das pias após a manipulação de alimentos e lavagem de louças, talheres e copos. Estes dispositivos são especialmente importantes em regiões com alta densidade de restaurantes, pois nestes locais as obstruções de redes coletoras de esgotos são frequentes.

A Norma Técnica Sabesp (NTS) 217 – Ligação Predial de Esgoto apresenta um modelo de caixa de retenção de gordura (SABESP, 2015), entretanto, uma equipe da Sabesp identificou melhorias a serem feitas para melhorar a eficiência deste dispositivo e atender ao propósito de impedir o lançamento de gordura na rede coletora de esgotos.

Após a equipe projetar um modelo de caixa, um protótipo de caixa de retenção gordura foi instalada no restaurante do Grêmio da Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto da Boa Vista (ABV) durante o segundo semestre de 2016, devido ao histórico de manutenções corretivas necessárias por parte da Divisão de Esgoto da UGR Santo Amaro, Sabesp.

O Decreto Estadual nº 8648 (SÃO PAULO, 1976), em seu Art. 19-A, estabelece condições que os efluentes de qualquer fonte poluidora devem atender para serem lançados no sistema de esgotos. Dentre as condições que devem ser observadas, destacam-se os seguintes parâmetros que estão mais diretamente relacionados às obstruções de redes (Art. 19-A, Decreto nº 8648/76):

I – pH entre 6,0 (seis inteiros) e 10,0 (dez inteiros);
II – temperatura inferior a 40º C (quarenta graus Celsius);
III – materiais sedimentáveis até 20 ml/l (vinte mililitros por litro) em teste de 1 (uma) hora em “cone Imhoff”;
IV – ausência de óleo e graxas visíveis e concentração máxima de 150 mg/L (cento e cinquenta miligramas por litro) de substâncias solúveis em hexano;
VI – ausência de despejos que causem ou possam causar obstrução das canalizações ou qualquer interferência na operação do sistema de esgotos.
Além dos requisitos legais de qualidade do esgoto a ser lançado na rede, há um fator econômico que pode ser atrativo aos clientes da Sabesp proprietários de restaurantes. Segundo o Comunicado Sabesp 03/19, Anexo A, de 21/02/2019, o ramo de atividade de restaurante recebe um fator de carga poluidora (K1) de 1,55, sendo que se o estabelecimento proporcionar a retenção de parâmetros de qualidade poderá requerer um recalculo deste fator e, consequentemente, obter uma economia no custo da conta mensal de esgoto (conforme Equação 1).

CM = P x V x K1 equação (1)

Onde CM é a Conta Mensal, V é o volume de esgoto em m³, P são os preços estabelecidos pela tarifa da Sabesp (vigente, em R$/m³) e K1 é o fator da carga poluidora.

O presente trabalho pretende avaliar a eficiência da caixa de retenção de gordura instalada no restaurante do Grêmio da ETA ABV no que se refere à operação da caixa, com base no histórico de manutenções desde sua instalação, quanto aos parâmetros da Legislação mais relacionados ao problema de entupimento e quanto ao impacto no fator de carga poluidora fator K1.

Autores: Samuel Soares Muniz; Allan Saddi Arnesen; Luciano Carlos Lopes e Abiatar Castro de Oliveira.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorMais eficiência no acompanhamento dos resultados de volume produzido utilizando meta sazonalizada
PróximoABNT publica novas normas para conservação e uso de fontes alternativas de água em empreendimentosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

Penetron
DENORA
logo-bioproj
Conaut
logo-netzsch
bf-dias
clean environment brasil
aquamec
paques-logo-home.jpg
Superbac
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.