saneamento basico

Análise Descritiva do Modelo de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Jaboatão dos Guararapes-PE

A gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) teve um desenvolvimento considerável nos últimos anos. No entanto, em países emergentes como o Brasil, o processo é mais complexo. Pois há deficiências no sistema de coleta e depósito irregular em locais públicos.

O objetivo do trabalho é avaliar o modelo de gestão de RSU do município de Jaboatão dos Guararapes-PE, considerando a operação e atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10. A metodologia consistiu em uma entrevista com o representante da Secretaria Executiva de Serviços Urbanos do município de Jaboatão dos Guararapes-PE, considerando as diretrizes institucionais.

Análise Descritiva do Modelo de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

Como método de análise dos dados foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo. O município de Jaboatão dos Guararapes leva em conta o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, cabendo à Secretaria Executiva de Serviços Municipais a coleta, seleção e destinação final do RSU (CTR Candeias). Nos resultados observa-se que o município presta os serviços de varrição, limpeza de canais e praias, capina de estradas, podas e fiscalização.

RSU doméstico é a maior proporção, mas há uma porcentagem considerável da indústria de construção. A geração e o custo da gestão de RSU, ambos per capita, são elevados quando comparados com dados nacionais e regionais. No entanto, os custos podem ser reduzidos desde que contemple outras opções quanto ao potencial de reciclagem dos RSU. Embora o município de Jaboatão dos Guararapes-PE tenha um modelo de gestão que atende às exigências nacionais, é necessário que haja sinergia entre os moradores e o município para obter melhores resultados no âmbito social, ambiental e econômico.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Autores: Cidney Ribeiro Vieira, Joaquin Humberto Aquino Rocha, Débora Maria da Silva, Maria do Carmo Sobral

Últimas Notícias: