saneamento basico

Modernização e reabilitação da ETE ABC da SABESP

Com base em estudos e levantamentos, a SABESP observou que a ETE ABC, localizada na divisa da cidade de São Paulo com São Caetano do Sul, necessitava de reabilitação em seus equipamentos, que já apresentavam desgastes e problemas mecânicos que resultaram inclusive na redução de capacidade de tratamento da planta.

SIGMA PROPÕE AÇÕES DE FORNECIMENTO, AUTOMAÇÃO, INSTALAÇÃO E REABILITAÇAO DA PLANTA

A SIGMA foi a responsável pela realização do projeto e da reforma propriamente dita de quatro removedores de lodo retangulares presentes na planta.

O trabalho possibilitou o aumento de confiabilidade operacional, reduziu o número de paradas indesejadas por desalinhamentos e falhas críticas dos caminhos de rolamento, ampliou a segurança operacional do sistema, e evitou assim, a quebra e desgaste acentuado de elementos de translação.

EXECUÇÃO

Os equipamentos com mais de 15m de dimensão entre eixos e 60m de caminho linear sobre o tanque possuem alta repetibilidade de parada e manutenção, dificultando a operação e a qualidade do efluente tratado.

Para reparar os problemas operacionais e de desgaste natural do equipamento, a SIGMA restaurou e propôs novos sensores e parametrizações para que os removedores funcionassem de forma linear e constante, adequando seus esforços e rotações.

Os braços de raspagem e trucks foram restaurados, otimizando assim seu funcionamento síncrono e eficiente. Também foram trocados os vertedores e placas defletoras das comportas, desgastadas pela intempérie. As esteiras, portas e cabos também apresentavam altos índices de quebras, oriundas dos desalinhamentos presentes no equipamento anterior à reforma.

Os misturadores e todos os guarda corpos da unidade foram restaurados para atender as necessidades de instalação da planta.

A operação agora ocorre de modo automático através de sensores intertravados e parametrizados em painel fornecido pela SIGMA, permitindo assim uma completa operação do equipamento.

Para maiores informações, entre em contato com a SIGMA.

Últimas Notícias:
Gestão de ativos no saneamento como aumentar a vida útil da infraestrutura EOS Systems

Gestão de ativos no saneamento: como aumentar a vida útil da infraestrutura | EOS Systems

As empresas de saneamento gerenciam uma das infraestruturas mais complexas e custosas do setor de utilidades públicas. Diferente de outros segmentos, como a distribuição de energia elétrica ou telecomunicações — onde a grande maioria dos ativos é aérea e visível —, no saneamento, mais de 70% do patrimônio encontra-se enterrado sob as vias públicas (redes de distribuição, adutoras, coletores de esgoto e ramais).

Leia mais »