saneamento basico

Análise do perfil hematológico e parasitológico de comunidades ribeirinhas da região amazônica

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a ocorrência e os determinantes de anemia e parasitose em moradores de comunidades fluviais da região amazônica. Métodos: Entre 2016 e 2017 foram coletadas amostras biológicas e dados socioeconômicos, alimentares e sanitários de 213 indivíduos residentes nas comunidades de Maracujá e Murucutum. Foram realizadas análises hematológicas da contagem total de eritrócitos, hemoglobina, hematócrito, VCM (Volume Corpuscular Médio), HCM (Hemoglobina Corpuscular Média), CHCM (Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média), RDW (Redcell volume Distribution Width), leucócitos totais e plaquetas. Amostras de fezes foram analisadas para investigação de helmintos e protozoários. Resultados: Dos 213 sujeitos, apenas 4,70% (10) não apresentaram nenhuma das condições estudadas. Na análise hematológica,22% (n=47) apresentaram anemia, com 23 do tipo microcítica e hipocrômica e 24 normocítica e normocrômica. Estavam infectados por por parasitas intestinais 93% (n=198)dos sujeitos estudados. Na análise da associação entre ocorrência de parasitose e anemia, 19,71% (42) indivíduos apresentaram ambas as condições. Conclusão: A alimentação baseada em açaí, carne bovina e de peixe proporciona à população estudada uma proteção contra anemias de origem alimentar, enquanto são altas as ocorrências de parasitoses e anemias associadas a estas devido às precárias condições de higiene e saneamento básico nessa população.

Autoras: Gabriela Evelin Anjo Silva; Érica dos Santos Sarges; Larissa Nunes da Cruz; Cleidiane dos Santos Sarges; Marly de Fátima Carvalho de Melo; Ana Cristina Lo Prete e Carolina Heitmann Mares Azevedo Ribeiro.

Artigo Completo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »