Skip to content
sexta-feira, maio 27, 2022
Últimas Notícias:
  • Sistema SODIS para desinfecção da água
  • ANA publica novas regras para segurança de barragens para usos múltiplos de água
  • Brasil: A potência da energia verde
  • Superbac leva biotecnologia e bactérias inteligentes à Aquishow 2022
  • Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Aplicação de peróxido de hidrogênio em substituição ao cloro gasoso na etapa de pré oxidação no processo de tratamento de águas de abastecimento como alternativa para a redução de custo

  • Abastecimento de Água, Acervo Técnico
  • julho 19, 2019

Resumo

A aplicação de cloro no processo de pré oxidação é uma prática usual na maioria das Estações de tratamento de água para uso potável, porém o peróxido de hidrogênio (H2O2) está apresentando um crescimento de sua aplicação em Estações de tratamento de água em vários países do mundo por ser um potente oxidante líquido, não introduzir elementos contaminantes na água que está sendo tratada, ser alternativa no controle da formação de trihalometanos e ácidos haloacéticos, e ser um dos oxidantes químicos de baixo custo. Este trabalho propõe a aplicação de peróxido de hidrogênio na etapa de pré oxidação em substituição ao cloro gasoso como alternativa na redução de custo mantendo a qualidade da água produzida nas 17 Estações de Tratamento de água. Os testes foram realizados inicialmente com a caracterização da água do manancial, ensaios de bancada e aplicação em planta utilizando as dosagens ótimas encontradas nos ensaios.

Introdução

O uso inadequado dos recursos hídricos, em decorrência do desenvolvimento de atividades agrícolas e industriais, aliado ao crescimento populacional, tem provocado de forma abrangente a poluição dos mananciais de superfícies. No estado de Pernambuco, muitos mananciais encontram-se em avançados estados de degradação. A matéria orgânica natural, bem como o ferro e o manganês presentes na água são os principais responsáveis pela cor da água.

De acordo com BOLTO et al. (1999), a eficiência dos processos de tratamento de água na remoção de matéria orgânica natural varia com a natureza, tamanho molecular e polaridade da matéria orgânica natural, e com as características da água bruta, tais como turbidez e dureza. Os processos mais comuns para pré oxidação em Estações de Tratamento é o uso do cloro gasoso, no entanto a utilização de cloro gasoso como agente desinfetante e oxidante por ser largamente utilizado no Brasil com grande sucesso e resultados eficientes podem apresentar inconvenientes com a formação de subprodutos. Tratando-se do peróxido de hidrogênio, Mattos et al., (2003) o considera um dos oxidantes mais versáteis do mercado, superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio.

Diante da possibilidade da redução de custo e do oxidante peróxido de hidrogênio na função de pré-oxidante ter a mesma eficiência do cloro gasoso, sem causar os problemas que o cloro gasoso em dosagens excessivas pode causar, tais como lise de células de cianobactérias; formação de organoclorados tóxicos tais como a classe dos trihalometanos (THM) e ácidos haloacéticos. A implantação da substituição do cloro gasoso pelo peróxido de hidrogênio foi realizada em 17 Estações de Tratamento de água e iniciando uma política de redução de custo com produtos químicos, visando a substituição em outras Estações de Tratamento de água.

Autor: Edmilson M. de Vasconcelos Junior e Simone Francisco da Silva.baixe-aqui

AnteriorAnteriorDistrito Industrial I em Capivari/SP já recebeu mais de dez milhões em obras
PróximoAvaliação da salinidade do solo em uma barragem subterrânea no município de Caraúbas-RNPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sistema SODIS para desinfecção da água

2 min de leitura

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da desinfecção da água com a utilização da radiação solar associado ao uso de coagulante orgânico extraído da semente de Moringa oleifera.

Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática

2 min de leitura

O presente estudo analisou de forma sistemática os parâmetros de sustentabilidade da pecuária de leite, qualidade de águae área de proteção permanente, levantados utilizando a ferramenta de índices de sustentabilidade.

Vídeos

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura

Entrevista com Estela Testa, CEO da Pieralisi do Brasil, empresa líder na fabricação de soluções inovadores para desidratação de lodos, especialmente desenvolvidas para resolver qualquer problema de clarificação, desidratação e separação, com a segurança e confiabilidade resultantes de uma empresa avançada e inovadora.

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa na sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
bf-dias
aquamec
suez
DENORA
paques-logo-home.jpg
logo-bioproj
Superbac
Penetron
logo-netzsch
Conaut

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.