saneamento basico
Planejamento Saneamento Básico Potiguar

Diagnóstico situacional do planejamento em saneamento básico no Alto Oeste Potiguar/RN

Planejamento Saneamento Básico Potiguar

Resumo:

Este artigo analisa o processo de elaboração e de implementação dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) no Alto Oeste Potiguar.

A pesquisa mostra que, apesar de a legislação exigir a elaboração dos PMSB, muitos municípios enfrentam desafios significativos, incluindo a escassez de pessoal capacitado e de recursos financeiros, além da falta de envolvimento da sociedade e da inexistência de um sistema de informações unificado sobre a política de saneamento básico.

LEIA TAMBÉM: Resolução da ANA define regras especiais de uso da água em Sistemas Hídricos Locais

Adicionalmente, a falta de previsão orçamentária para execução das ações traçadas nos planos foi um fator crítico identificado.

Planejamento Saneamento Básico Potiguar

O artigo conclui que é necessário fortalecer os processos de planejamento, garantir a participação social, assim como a capacidade técnica e financeira necessária, e integrar as ações de saneamento básico nos instrumentos orçamentários municipais, além de buscar combater a desarticulação política dos pequenos municípios.

LEIA TAMBÉM: Com incentivo, investimento no setor químico pode chegar a R$ 1 bi até 2026

Autores: Francisco Fernando Pinheiro Leite; Larissa da Silva Ferreira Alves; Franklin Roberto da Costa e Jane Roberta de Assis Barbosa.

LEIA NA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »