saneamento basico

Análise do potencial do chorume de compostagem como subproduto comercializável

Resumo

Resíduos sólidos orgânicos são gerados em grande quantidade, tanto no meio urbano quanto no rural. A compostagem é uma alternativa atrativa para tratamento, possível de ser aplicada em diferentes escalas, sendo recomendada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e gera um composto para uso na agricultura. No entanto, no processo também é gerado o chorume, que pode ser poluente dependendo do descarte. Neste trabalho foi analisada a viabilidade técnica e econômica do chorume como um subproduto comercial para uma empresa de compostagem de pequeno porte. Foi feito um estudo de caso de uma empresa de serviços de compostagem por assinatura. Para identificar o potencial comercial foi calculada a quantidade de chorume resultante do processo e feita uma pesquisa de mercado para valores e formas de comercialização do chorume. Também foi realizado um levantamento sobre a legislação aplicável e o enquadramento do produto de acordo com as informações adquiridas. Verificou-se que o empreendimento tem potencial para gerar 2700 frascos de 0,5 L de chorume por semana a um custo de R$6.952,62, obtendo lucro mensal de R$27.000,00. O produto é enquadrado como classe B pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e deve atender a legislação para rotulação e venda comercialmente.

Autor: LUCAS TINOCO BARBOSA LEITE DA COSTA.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »