Problemática Resíduos Saneamento
Por: Renan Felicio
Primeiramente o engenheiro ambiental e pesquisador Renan Felicio dos Reis tem vasta experiência na área de resíduos de saneamento, especialmente no tratamento de lodo de Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Contudo com uma carreira focada em resíduos, ele defende que estes materiais, quando tratados corretamente, podem ser aproveitados e reinseridos em cadeias produtivas, contribuindo para a economia circular e para uma gestão ambiental mais eficaz.
Portanto ele enfatiza que, no Brasil, resíduo é muitas vezes confundido com rejeito, o que limita seu aproveitamento e contribui para o passivo ambiental.
LEIA TAMBÉM: Baseform: Nunca é cedo demais para começar
Em suma ele explica também que o saneamento é composto por quatro serviços básicos: abastecimento de água, esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais (Lei 11.445/2007). Esses sistemas interligados são essenciais para a qualidade de vida e a gestão ambiental. Os resíduos de saneamento, derivados desses sistemas ou serviços, podem ser aproveitados, e a pesquisa nessa área tem o potencial de reduzir impactos ambientais.
Portanto o pesquisador tem sólida formação acadêmica e experiência internacional. Ele conduziu estudos de mestrado em lodo de ETA e obteve avanços significativos no doutorado em tecnologias de tratamento de lodo de ETE. Realizando experimentos na Europa. Atualmente, está em pós-doutorado na University of South Florida (USF), onde continua suas pesquisas em tratamento de lodo de ETE, especialmente na técnica de biossecagem, um processo biológico que reduz a umidade e aumenta o potencial de queima do lodo, possibilitando a geração de energia.
Problemática Resíduos Saneamento
Em conclusão o engenheiro ressalta a importância de investir em estudos e tecnologias para aprimorar o tratamento e manejo de resíduos de saneamento. Área que, segundo ele, oferece oportunidades para empreendedores e investidores.
LEIA TAMBÉM: Concentração de gases de efeito estufa bate recorde e ONU revela tragédia iminente
Além de sua formação em engenharia ambiental e segurança do trabalho. Renan é professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São Roque desde 2014 e tem contribuído com publicações nacionais e internacionais sobre o tema.
Fonte: JE.