saneamento basico

Qual a composição do Sistema de Tratamento MBR?

O sistema de tratamento MBR (Membrane BioReactor) é uma tecnologia que combina processos biológicos e físicos para tratar efluentes. Sendo assim, ele consiste em um reator biológico, onde ocorre a degradação da matéria orgânica por microrganismos, seguido de uma membrana de ultrafiltração, que separa o lodo do efluente tratado. O sistema de tratamento MBR, portanto, apresenta diversas vantagens, como alta qualidade do efluente, redução do volume de lodo, menor área ocupada e maior resistência a variações de carga orgânica.

O MBR apresenta diversas vantagens em relação aos sistemas convencionais de tratamento de efluentes, tais como:

  • Alta eficiência na remoção de matéria orgânica, nutrientes e sólidos em suspensão;
  • Produção de um permeado de alta qualidade, que pode ser reutilizado ou descartado com menor impacto ambiental;
  • Menor área ocupada, pois dispensa a necessidade de decantadores secundários;
  • Menor produção de lodo excedente, pois permite operar com altas concentrações de biomassa;
  • Maior flexibilidade operacional, pois pode se adaptar a variações na vazão e na carga orgânica do efluente.

Quer se aprofundar neste assunto? Chegou a hora de se inscrever no curso on-line, ao vivo, ministrado nos dias 13, 15 e 20 de junho.

A composição de um sistema de tratamento MBR se divide em dois estágios principais: o reator biológico e o módulo de membranas. No reator biológico, os microrganismos presentes no lodo ativado degradam a matéria orgânica e os nutrientes do efluente. Em seguida, o efluente passa pelo módulo de membranas, onde as membranas de ultrafiltração retêm os sólidos em suspensão e os microrganismos, produzindo um permeado de alta qualidade.

Fonte: Alexandre Lopes.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »