saneamento basico

Avaliação do impacto no reabastecimento predial em situação de rodízio no abastecimento

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de realizar estudos dos períodos de rodízio, avaliando as variações de pressão e vazão resultantes das manobras realizadas nas redes de distribuição de água, as quais compõem os sistemas de abastecimento de água urbano, e assim, verificar o comportamento da rede quando do reabastecimento do sistema de reservação predial. Para tanto, fez-se uso modelos que expressem as condições de operação das redes de distribuição de água, ramal e reservatórios prediais, com a finalidade de simular as perdas de carga, a vazão e a pressão de cada unidade do sistema. As simulações foram efetivadas em um modelo com características de um loteamento residencial. Com os resultados, foram possíveis realizar análises com a finalidade de verificar se os valores de cálculos são possíveis na operação do sistema. Ao analisar períodos de falta d´água grandes, e um reabastecimento dos reservatórios das unidades residenciais em curto espaço de tempo, pode-se observar grande variação na demanda de água, resultando em valores dez vezes maiores que os projetados para as redes de distribuição de água e, um possível desabastecimento frente a incapacidade do sistema se recuperar dentro do espaço de tempo em que há abastecimento de água.

Introdução

Frente ao cenário hidrológico atual, e a necessidade da manutenção do abastecimento de água em quantidade, pressão e qualidade adequadas, diversas atividades são realizadas para atender as necessidades básicas demandadas pela população.

Os rodízios de abastecimento são interrupções planejadas no fornecimento de água à população, baseadas em regras que alternam períodos com e sem abastecimento, com o objetivo de reduzir o consumo e, consequentemente, a retirada de água do manancial. Para obter redução de vazão com um rodízio, parte-se da vazão original, agrupam-se os setores de abastecimento em blocos para viabilizar as manobras em campo (abertura e fechamento de válvulas, acionamento/desligamento de boosteres, acompanhamento das pressões nas redes, entre outras) e estabelecem-se o tipo e a intensidade do rodízio (regra que estabelece períodos com e sem água para cada bloco). Diferentes alternativas para a periodicidade da suspensão do abastecimento caracterizam o rodízio como mais brando ou mais severo. A escolha de uma determinada alternativa é função do valor necessário para evitar o colapso do sistema produtor, conforme avaliações de probabilidade definidas pela área de Hidrologia (SABESP, 2014).

Autores: Ricardo Candido Correia e Victor de Barros Deantoni.

baixe-aqui

Últimas Notícias: