Resumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma breve revisão de literatura sobre a relação entre a saúde ambiental e o saneamento. Uma das primeiras doenças, catastróficas, proliferadas pela falta do saneamento foi a peste negra, atualmente ainda há muitas doenças relacionadas com a falta de serviços básicos, a diarreia é uma das principais, responsável por cerca 30% das mortes infantil no Brasil. Por meio deste trabalho, foi possível constatar a importância da análise e discussão sobre o saneamento básico, o qual traz melhorias tanto para a população quanto para as questões ambientais.
Introdução
Historicamente, a preocupação com o saneamento tem relação direta com a transmissão de doenças. Devido o aumento acelerado da população e o consumo excessivo de produtos industrializados, a produção e descarte inadequado de resíduos vem aumentando gradativamente, refletindo em preocupação e discussão mais abrangente sobre o saneamento básico por parte das autoridades em geral(1).
Segundo a World Health Organization (WHO), saneamento geralmente se refere ao fornecimento de instalações e serviços para o descarte seguro de urina e fezes humanas. O saneamento inadequado é uma das principais causas de doenças em todo o mundo e a melhoria do saneamento é conhecida por ter um impacto benéfico significativo na saúde, tanto nos agregados familiares como nas comunidades.