saneamento basico

Remoção de ácidos húmicos na filtração lenta com pré-oxidação com radiação solar

Resumo

O processo de oxidação com utilização de radiação solar seguida pelo processo de filtração lenta pode ser muito promissor no tratamento de água para pequenas comunidades ou comunidades rurais. A praticidade em conjunto com uma tecnologia alternativa vem mostrar a eficiência do uso de uma energia que não é aproveitada ou pouco aproveitada no mundo todo como a radiação solar. A incidência de raios Ultra Violeta presente na radiação solar pode quebrar as moléculas de ácido húmico facilitando desta forma a sua remoção pela camada biológica formadas nos filtros lentos. As moléculas resultantes poderão ser retiradas por adsorção pelo carvão ativado granular utilizando uma coluna de polimento. Os ácidos húmicos são moléculas difíceis de serem removidas da água em processo convencional de tratamento de água, tornando estes micros poluentes uma das causa de preocupação entre os estudiosos. Devido a esta dificuldade pensou-se em desenvolver um método que seja mais eficaz em tornar a água potável e financeiramente mais acessível pela população de baixa renda. Na presente pesquisa de tratamento da água obteve-se uma remoção de ácido húmico em torno de 55% utilizando um concentrador de radiação solar para a realização da quebra de moléculas do ácido.

Introdução

A água é o bem de consumo mais precioso da humanidade, porém será que a população mundial tem valorizado esse bem como realmente merece? A resposta é não. A cada dia, a água potável acessível tem sido um motivo de preocupação para muitos estudiosos que ressaltam a grande quantidade de água salgada existente em nosso planeta quando comparada com a quantidade de água doce, porém o seu percentual reduz drasticamente para o percentual de água doce potável acessível, valores realmente assustadores.

Devido a escassez de água potável, os processos de tratamentos de água têm sido muito pesquisados e cada vez mais procura de inovações tecnológicas. Em contrapartida, as tecnologias são financeiramente muito valorizadas e, às vezes, torna-os pouco acessíveis às comunidades carentes. Por este motivo, tem se investido em tecnologias que toda população tenha livre acesso, tal como o processo de potabilização por radiação solar.

Os raios ultravioletas (UV) emitidos pela radiação solar podem ser aproveitados para realizar pré-tratamento por oxidação das moléculas de micro-poluentes existentes na água, e facilitar a remoção destes pelo tratamento biológico em filtros lento e posteriormente na coluna de carvão ativado granular.

Micros-poluentes muito encontrados em águas naturais são as substâncias húmicas (SH) que são moléculas de difícil remoção em um sistema de tratamento de água convencional. O pré-tratamento com raios UV pode ser de grande importância para o futuro das populações carentes devido à economia no tratamento da água e, também, para minimizar a escassez, num futuro próximo.

Autores: Carlos Henrique Rossi; Edson Pereira Tangerino; Tsunao Matsumoto e Anielle Ferreira de Jesus Prado.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »